Quem vai viajar nas férias de janeiro precisa estar atento à situação de pagamento dos pedágios nas rodovias. Desde setembro de 2024, algumas rodovias paulistas têm pedágios com cabines com pagamento automático, capazes de aceitar apenas cartões por aproximação, assim como celulares e smartwatches, por exemplo, por meio da tecnologia NFC.
Além disso, o sistema de pedágio eletrônico (Free Flow), sem cancela, ganha cada vez mais espaço, junto com as tags de pagamento automático. Segundo a CCR, tais meios de pagamento já representam cerca de 85% das transações realizadas nos pedágios em 2024. Conforme a concessionária, o dinheiro físico continuará a ser aceito como forma de pagamento nas estradas sob sua gestão. Mas, a partir de 2026, a CCR projeta que o cidadão (já adaptado ao pagamento eletrônico) não vai utilizar mais notas e moedas.
Pedágio pago com dinheiro é coisa do passado
Os resultados recentes levaram a CCR a estimar o fim o pagamento em dinheiro em 2026 em todas as praças de pedágio das 11 rodovias administradas pela empresa. Isso inclui a Anhanguera-Bandeirantes, a Raposo Tavares (SP-270) e a Castello-Branco (SP-280), três das maiores rodovias do País, localizadas no Estado de São Paulo.
Dados da CCR mostram que o uso do cartão superou o dinheiro pela primeira vez em rodovias com pedágios do grupo. Em julho do ano passado, apenas 13,17% do total arrecadado veio de transações com dinheiro vivo, por exemplo. Assim, essa é uma das justificativas da empresa para a adoção de pedágios com pagamento 100% eletrônico.
Além dos pedágios Free Flow, a concessionária tem 61 cabines de ATMs espalhadas pelas rodovias federais sob sua gestão, sendo 24 delas na CCR ViaSul (RS); 17 na CCR RioSP; 16 na CCR ViaCosteira (SC), e quatro na CCR ViaLagos (RJ) – a primeira a receber o sistema, em 2021. Somente em São Paulo, há 54 cabines automáticas, sendo 32 delas no sistema Anhanguera-Bandeirantes, além de 22 postos na Castello-Branco.
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