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Perda do manual tem solução
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Perda do manual tem solução

Conforme o caso, dá para baixar o conteúdo pela internet ou adquirir novo livreto a partir de R$ 15,84

05 de fev, 2014 · 5 minutos de leitura.

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 Perda do manual tem solução
Na Chevrolet, cada autorizada tem liberdade para determinar o valor cobrado pelo manual

O manual do proprietário do veículo é um dos “best sellers” menos lidos do planeta. Se você perdeu o seu, a maioria das marcas dispõe de segunda via, que pode ser obtida de graça na internet ou por preços a partir de R$ 15,84 (confira detalhes no quadro à direita). Mas, em geral, o livreto está disponível apenas para carros fabricados a até cinco anos.

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As concessionárias oferecem a segunda via do manual para a maioria dos modelos em produção, mas é preciso encomendar. Das oito montadoras com maior volume de vendas do Brasil, apenas a Peugeot mantém exemplares disponíveis nas autorizadas.


No caso de Chevrolet e Ford, não há preço de tabela. As concessionárias têm liberdade para definir o valor do livreto. Poucas são as marcas que dão ao consumidor a possibilidade de baixar o conteúdo do manual gratuitamente, pela internet. Fiat, Renault e Chevrolet estão entre elas.

E, quanto mais antigo for o modelo, maior será a dificuldade para se obter o manual, já que a legislação brasileira obriga as fabricantes manterem peças de reposição no mercado por apenas cinco anos após o fim da produção do veículo. Das marcas consultadas, apenas Hyundai, Peugeot e Renault têm livretos anteriores a esse período.

ANTIGOS. No caso de modelos muito antigos, dá para encontrar manuais em sites na internet. Inclusive raridades, como os livretos do Gurgel G-15, do Ford Verona e do Volkswagen SP2.


Outra opção são os clubes e encontros que reúnem proprietários de uma determinada marca ou modelo. O preço varia de acordo com o veículo e o ano de fabricação.

GARANTIA. Quem teve o livreto de garantia extraviado também consegue encontrar a segunda via com relativa facilidade, Mas, nesse caso, o problema é recuperar os registros das revisões, normalmente feitos por meio de anotações, selos e carimbos.

Volkswagen, Chevrolet, Fiat, Ford, Toyota, Hyundai e Renault têm sistemas de dados que permitem resgatar essas informações. Mas apenas a Renault e a Hyundai concordam em refazer as anotações na segunda via do manual.


No caso da Peugeot, o cliente precisa procurar a concessionária onde fez os serviços no veículo para pedir essas informações. Isso porque, ao contrário das demais montadoras, a marca de origem francesa não mantém essa base de dados.


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