Por terem um valor de tabela abaixo do das três alemãs de luxo, aliado a um visual conservador, os carros da Volvo já foram considerados uma compra racional. Isso mudou nos últimos anos. Bem, nem tudo, pois a V60 deste comparativo, a R$ 151.420, continua mais barata que sua rival direta no País, a Mercedes-Benz C 180 Touring, que custa R$ 159.900. Além disso, a alemã tem manutenção mais de R$ 10 mil mais cara (veja quadro na próxima página). Porém, foi justamente o fator emoção o mais determinante para a vitória do modelo sueco, bem melhor na hora de pisar no acelerador.
A Volvo tem motor 2.0 turbo, que gera 245 cv e 35,7 mkgf. São exatos 89 cv e 10,2 mkgf de vantagem em relação ao 1.6 turbo da Mercedes, de 156 cv e 25,5 mkgf. Nos câmbios, paridade, com um automático de oito marchas para a V60 e um de sete para a C 180.
Basta pisar no pedal direito para comprovar o que mostram os números. Com torque máximo a 1.500 giros, a perua sueca acelera forte em qualquer faixa de giro e o câmbio age perfeitamente para reduzir as marchas na hora de ultrapassagens. Na estrada, a sensação é de estar sempre “sobrando carro”, mesmo em velocidade de cruzeiro de 120 km/h.
O modelo alemão não tem um desempenho ruim. Seu torque máximo é entregue a 1.200 giros e consegue levar o carro com bastante eficiência, mesmo em ultrapassagens. Mas é só comparar as performances de 0 a 100 km/h para perceber a diferença gritante de desempenho entre os dois. O Volvo cumpre essa missão em 6,4 segundos e o Mercedes, em 8,7 segundos.
Nas suspensões, a C 180 tem braços sobrepostos na dianteira e multilink na traseira, praticamente a mesma configuração da Volvo, que traz McPherson na frente. Essa diferença dá um pouco mais de estabilidade à Mercedes, mas algo que só se percebe chegando próximo do limite do carro em curvas. No uso cotidiano, ambas tratam bem os ocupantes.
Reunião itinerante de família. Peruas de luxo são carros incríveis para passear por aí. Além de terem um bom desempenho, elas são bastante confortáveis e têm espaço de sobra, além de terem muita utilidade na hora de transportar objetos. Claro que o dono de um Volvo ou Mercedes não vai ficar usando o carro para o trabalho ou fazer frete, mas se um dia ele precisar, vai conseguir. Essa é uma das vantagens de possuir um carro versátil.
O motorista tem muito espaço nas duas peruas, apesar de ambas possuírem um console central muito invasivo. A posição de dirigir é ótima, com volante bem centralizado e todos os comandos à mão. Uma diferença interessante neste quesito é que tanto Volvo quanto Mercedes têm os comandos dos bancos em forma de um assento, sendo que o do alemão é na porta e o do sueco é no console. Atrás, três pessoas vão se sentir nas salas de amplas casas de classe alta, tamanho o conforto e luxo.
Já no acabamento, a C 180 Touring é melhor. A qualidade dos materiais é similar, mas o estilo interno da perua da Mercedes-Benz agrada por trazer mais texturas, cores e um aspecto mais moderno.Na V60, pelo menos por dentro, o visual ainda não acompanha a evolução no desenho que a marca impôs aos seus carros do lado de fora.