De acordo com dados obtidos por meio do monitoramento de mais de 11 mil veículos no Brasil, e mais de 30 mil motoristas, a Mobs2 (empresa de IA e educação adaptativa para gestão de frotas) aponta os problemas mais recorrentes dos condutores das empresas parceiras. Segundo a pesquisa, um dos eventos mais comuns cometidos pelos motoristas é o uso excessivo do pedal do acelerador. Isso, a princípio, representa 55% das situações observadas.
Além disso, quase 16% dos motoristas monitorados abusam do pedal da direita devido a trocas inadequadas de marcha, enquanto 10% adotam acelerações bruscas. A empresa aponta que essas práticas não apenas aumentam o consumo de combustível, mas também comprometem a durabilidade do motor. Por fim, isso impacta ainda na preservação do meio ambiente, afinal, há aumento de emissões de poluentes.
A pesquisa da Mobs2 indica que a implementação de programas de educação para o trânsito pode reduzir significativamente o número de acidentes. Houve, portanto, redução dos erros em até 90% nos últimos seis meses. “Em algumas empresas, identificamos até 46 erros de condução em apenas 1 km. Com o apoio da telemetria da empresa com educação recorrente, essa média diminuiu para menos de um erro por km. E já existem empresas que alcançaram impressionantes 0,01 erros por km”, comenta Rebeca Bezerra Leite, cofundadora e sócia-diretora na Mobs2.
Além disso, iniciativas como palestras, blitz educativas e simulações ajudam a disseminar informações essenciais sobre segurança. Isso destaca a importância de respeitar regras como limite de velocidade, uso de cintos de segurança e atenção ao atravessar ruas.
O uso da IA
Focada em conscientizar seu público, a Mobs2 desenvolveu a primeira plataforma digital educacional completa para capacitar condutores. Funciona, em síntese, por meio de inteligência artificial. Desse modo, faz-se o monitoramento em tempo real da condução dos motoristas e aponta-se o que precisa melhorar. Cada motorista recebe uma seleção personalizada de cursos que irão desenvolver habilidades específicas de melhoria. A plataforma disponibiliza também testes de aprendizagens e conta com ensino online.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!