Você está lendo...
Pesquisa revela que brasileiros compram carros pelo visual
Mercado

Pesquisa revela que brasileiros compram carros pelo visual

Pesquisa realizada entre brasileiros afirma que fatores como segurança e configurações de personalização falam mais alto na hora da compra

Redação

08 de mar, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Visual influencia na hora da compra, segundo pesquisa
Crédito:Diogo de Oliveira/Estadão

Na hora de comprar um carro novo, é comum considerar uma série de fatores: potência, preço das revisões e segurança, por exemplo. Mas, existe um fator que chama muito a atenção do público: o visual. Uma pesquisa realizada pela Bain & Company, por meio da plataforma NPS Prism, mostra que entre os proprietários de veículos mais novos (2020 em diante), o design é até 12% mais relevante na hora da compra.

Considerando os atributos pesquisados entre mais de 17 mil brasileiros, a segurança é o mais relevante, enquanto a sustentabilidade é o menos mencionado. Entretanto, o fator sustentável é uma das características que mais apresentaram alta na pesquisa, com 11% a mais que nos últimos anos. Entretenimento e design exterior cresceram menos, (16% e 12%, respectivamente).



Outro fator interessante sobre a pesquisa, é a noção de que o brasileiro, quando vai à compra de um novo carro, nem sempre sabe exatamente o que comprar. Assim, quase metade dos interessados procura a saber de coisas como potência e cores, e julga necessário fotos e vídeos do modelo antes de comprar, para avaliar seu design.

Publicidade


Pesquisa mostra que personalização e visual interno ainda são relevantes na compra

BMW/Divulgação
BMW/Divulgação

Além disso, outro item determinante ao consumidor é a disponibilidade de configurações de personalização do modelo na concessionária. O interesse pode cair em até 22% caso não haja à disposição as opções desejadas pelo público, por exemplo. Cores e acessórios influenciam 1 em cada 10 compradores, e entre eles, 1 em cada 3 tem dificuldade em achar um modelo na configuração que deseja.

Por fim, na hora de recomendar um modelo a outra pessoa, o que fala mais alto na pesquisa é o visual da interna. Detalhes como conforto, ergonomia e visual são mais citados e se destacam em diversos tipos de veículos, em especial entre donos de SUVs e picapes, mulheres, públicos mais abastados e acima dos 30 anos, por exemplo.


O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
BYD Dolphin Mini elétrico tem preço de HB20, Onix e Polo turbo

Deixe sua opinião