A corrida por modelos híbridos flex nunca foi tão intensa. Isso é reflexo da proximidade das novas leis de emissões estabelecidas pela nova fase do Proconve, a L8, que estreia em janeiro do ano que vem. Por isso, cada vez mais fabricantes anunciam seus produtos. Agora, é a vez da Peugeot, que colocará o sistema no hatch 208 e no SUV 2008. Os lançamentos acontecem em maio de 2025. A chegada às lojas deve acontecer em junho.
A informação foi divulgada por Autoesporte. De acordo com a publicação, 208 e 2008 terão o mesmo sistema híbrido leve que, no mês que vem, chega para Fiat Pulse e Fastback.
Como é o sistema?
Basicamente, a motorização – na Stellantis, batizada de Bio-Hybrid – deve unir o conhecido Turbo200 (1.0 turboflex com três cilindros e até 130 cv) a um gerador, com potência equivalente a 4 cv, que atua como alternador e também auxilia na partida do veículo.
Além disso, o sistema traz bateria de íons de lítio para aumentar a oferta de torque em subidas e ultrapassagens, por exemplo. Ou seja, o conjunto tem a função “boost”. Com isso, o motor elétrico gera 3 kW e garante menor consumo de combustível, bem como melhora o desempenho em acelerações. E, nos novatos, quem continua em cena é o câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas.
De acordo com o que já contou o Jornal do Carro, com base nas declarações de João Irineu Medeiros, vice-presidente de assuntos regulatórios da Stellantis para a América do Sul, “o aumento do uso do etanol combinado à eletrificação pode melhorar a eficiência do carro em até 20%”.
Investimento
Em comunicado nesta quinta-feira (17), a Stellantis afirma que, com os investimentos recordes de R$ 32 bilhões na América do Sul, mais de 40 produtos e oito powertrains estão no radar ao longo dos próximos anos. A produção dos primeiros veículos equipados com a tecnologia Bio-Hybrid é flexível. E, a princípio, tem integração com diversos modelos fabricados pela Stellantis, sendo compatível com todas as linhas de produção da empresa na região.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!