Redação

05/03/2020 - 5 minutos de leitura.

Peugeot 208 é ‘Carro do ano’ na Europa; será que ele repete o feito por aqui?

Nova geração do Peugeot 208 está com estreia marcada para o Brasil

Nova geração do 208 tem visual marcante e muita personalidade Crédito: Peugeot/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A nova geração do Peugeot 208 já vai chegar ao Brasil com “pedigree”. O hatch foi eleito o “Carro do ano” na Europa e promete ser mais um forte concorrente no segmento de compactos por aqui. O 208 será produzido na fábrica da PSA em Porto Real (RJ) e vai concorrer com carros como VW Polo e Chevrolet Onix.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

O modelo feito aqui, no entanto, deverá ter algumas diferenças em relação ao europeu. De inicío, possivelmente não teremos a versão totalmente elétrica à venda. Na Europa, o 208 pode ser equipado com motor a gasolina, diesel ou elétrico, com poucas diferenças externas. O e-208 se parecer com os demais é intencional. A versão elétrica é tratada como um “carro normal”

Continua depois do anúncio

No entanto, devemos receber os motores a gasolina do europeu. O 1.2 de três cilindros já é usado no 208 atual produzido aqui, mas ganharemos a versão turbinada também, com cerca de 130 cv. Ela vai substituir o 1.6 16V ainda usado pela marca no País. Ainda assim, é esperado que o novo 208 nacional também mantenha itens como o painel virtual e o teto solar.

Só que, como o 208 atual, é pouco provável que o novo carro seja um “estouro” nas vendas. Embora tenha tudo para ser um bom produto, o modelo deve continuar à sombra da imagem que a Peugeot tem no Brasil. Embora a fabricante faça de tudo para reverter esse quadro e trabalhe há décadas no assunto, os Peugeot e Citroën ainda têm fama de frágeis e de manutenção cara. Quase sempre a afirmação é falaciosa, mas até hoje os modelos sofrem com vendas baixas e desvalorização acentuada.

Corolla

Já um dos queridinhos do mercado nacional, o Toyota Corolla, foi apenas o sexto colocado na votação de melhor do ano. O modelo é igual ao vendido no Brasil, mas ainda com versões hatch. Na Europa, o Corolla tem boa reputação, de barato de manter e econômico. Porém sem o mesmo refinamento técnico de modelos alemães.


Por aqui, o modelo é líder disparado do segmento, vendendo mais do que os concorrentes somados. Também não parece se abalar com o crescimento dos SUVs. Tanto que a própria Toyota até agora não se incomodou em entrar no segmento por aqui.

Embora alguns modelos feitos aqui tenham o mesmo visual de europeus ou americanos, ainda temos algumas defasagens, principalmente sob o capô. No entanto, a distância vem diminuindo com as leis mais restritras de poluição. O lançamento de mais motores turbinado também contribuiu.

O País também ainda está para trás no quesito segurança, já que apenas air bags frontais e freios ABS são obrigatórios. O ESP está na fila para se tornar mandatório, e enquanto isso não ocorrer, o equipamento será restrito a pacotes de opcionais, versões mais caras ou carros mais sofisticados.


Notícias relacionadas

Mercado

VW busca Fiat, BYD perto de Honda e Nissan: ranking das marcas

Notícias

Strada líder, Hilux e Ranger sobem: veja as picapes mais vendidas

Notícias

Aceleramos o Porsche 718 Spyder RS, último com motor boxer

Mercado

T-Cross lidera e Tracker sobe; os 15 SUVs mais vendidos de abril

OFERTAS 0KM
CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

VER TODAS AS OFERTAS