Na Europa, o Peugeot 208 substituirá o 207 no segundo semestre deste ano. O modelo chegará ao Brasil entre o fim de 2012 e o início de 2013, alinhando o hatch feito em Porto Real (RJ) ao francês – o grupo PSA Peugeot Citroën anunciou no início do ano investimentos para ampliação da fábrica fluminense.
Abaixo está o novo carro, flagrado durante testes pela Carparazzi. Concorrente do Opel Corsa, Renault Clio e Toyota Yaris, entre outros, o 207 atual foi lançado na Europa em 2006. O brasileiro é uma “adaptação” do 206. Totalmente novo, o 208 ficará pouco maior e terá desenho inspirado no do sedã 508, que exibe a “nova linguagem” da francesa.
Entre os motores, haverá um novo três-cilindros, com opções aspirada e com compressor volumétrico, conforme a Carparazzi, baseada em informações de fontes ligadas à fabricante. Propulsores originados da parceria com a BMW também poderão equipar o 208 a partir de 2012. São esperadas ainda tecnologias como o sistema Start-Stop (que viria de série), cuja função é desligar o motor quando o carro para em semáforos, por exemplo, e religá-lo em seguida.
Serão três os tipos de carroceria. Hatch de duas e quatro portas, perua e conversível – com teto rígido, essa solução compromete espaço no porta-malas e é mais cara do que a de tecido, como a usada no Mini Cabrio.