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Peugeot 3008 Allure mira nos compactos de topo com custo-benefício
Avaliação

Peugeot 3008 Allure mira nos compactos de topo com custo-benefício

Peugeot 3008 Allure é versão de entrada que aposta em espaço, porta-malas e acabamento para ser uma boa opção aos SUVs compactos mais caros

José Antonio Leme

17 de dez, 2019 · 6 minutos de leitura.

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peugeot 3008 allure
PEUGEOT 3008
Crédito:FOTO: JF DIORIO/ESTADÃO

Dois anos atrás a Peugeot lançava no Brasil a segunda geração do SUV 3008. O modelo chegou apenas na versão de topo, Griffe. E era assim desde então. Agora, a marca aposta na versão de entrada, Allure, para aumentar as vendas do modelo e também roubar consumidores dos SUV compactos de topo.

Importado da França chega às lojas por R$ 144.990. O modelo perdeu alguns itens em relação a versão Griffe Pack, obviamente, mas ainda tem um bom custo-benefício. Seu maior trunfo em relação aos concorrentes menores é o valor equivalente com um espaço interno e porta-malas maiores.

Esse preço é próximo ao da versão de topo do Honda HR-V Touring, que sai a R$ 139.990, com dimensões reduzidas, por exemplo. Outro, ainda menor, mas igualmente caro, são as motorizações a diesel do Renegade. A Longitude sai por R$ 134.990 e a Trailhawk por R$ 145.990.

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3008
JF DIORIO/ESTADÃO

3008 Allure: lista de equipamentos

De série, ele traz abertura das portas e partida por botão com chave presencial, seis air bags, sensores de obstáculos na frente e atrás, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, lanternas traseiras de LEDs, painel virtual, faróis com acendimento automático, sensor de chuva, controle de velocidade de cruzeiro e central multimídia com integração a Android Auto e Apple CarPlay.

Basicamente, ele perdeu todo o pacote tecnológico encontrado na versão de topo. Isso inclui: controle de velocidade adaptativo (ACC), faróis de LEDs, alerta de saída de faixa com correção, frenagem automática de emergência, carregador de smartphone por indução, alertas de fadiga e de ponto cego, bancos dianteiros com massageadores e ajustes elétricos.


3008
JF DIORIO/ESTADÃO

Ergonomia e espaço

Apesar das perdas, o 3008 Allure tem um bom pacote e manteve outras qualidades da versão mais completa, como o acabamento de qualidade com um design interior que salta aos olhos e que talvez seja o mais belo entre os SUVs médios à venda no País. Há bons porta-objetos e os botões no painel têm o estilo de chaves de comando de aviões, que dão um charme extra. Além disso, eles ficam a mão dos pilotos.

O espaço interno também é bom e leva com conforto quatro adultos. O quinto ocupante pode sofrer um pouco pelo túnel central, mas ainda assim tem bom espaço para os ombros em relação aos passageiros nas laterais. O porta-malas é outro bom trunfo com seus 520 litros de capacidade.


3008
JF DIORIO/ESTADÃO

Mecânica e dirigibilidade

O Peugeot 3008 Allure também manteve o bom conjunto mecânico: motor 1.6 turbo de 165 cv a gasolina e o câmbio automático de seis marchas. Essa combinação que casou bem entrega um desempenho adequado e suficiente para empurrar o SUV.

Em retomadas e ultrapassagens, o modo Sport ou o manual ajudam a deixar o carro mais ágil nas respostas. O pênalti do conjunto é não ter a tecnologia flexível, que aumentou a potência no C4 Lounge e no Peugeot 2008 para 173 cv rodando com etanol. Isso deixaria o SUV ainda mais esperto


Como na versão de topo, ele se destaca pela suspensão firme e a direção com ajustes diretos e precisos. O volante pequeno, como do 2008, tem boa empunhadura e amplia a sensação de agilidade. Junto, esse pacote faz o carro parecer menor do que ele é para quem está dirigindo.

Se a suspensão firme ajuda em uma tocada mais esportiva, cobra conforto quando se está em piso irregular. As pancadas na torre do amortecedor são secas e o que era bom se torna incômodo.


JF DIORIO/ESTADÃO

3008
JF DIORIO/ESTADÃO


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