Crossover parte de R$ 79.900 e mira utilitários-esportivos (Fotos: Divulgação)
Viviane Biondo
Mistura de hatch, utilitário-esportivo e perua, o 3008 chega às concessionárias Peugeot do País nesta semana com atributos como conforto para até cinco pessoas, bom porta-malas e o convincente motor 1.6 com turbo e injeção direta de 156 cv desenvolvido pela BMW. O carro vem da França em duas versões: Allure, a R$ 79.900, e Griffe, por R$ 86.900.
Ambas têm direção com assistência elétrica, rodas de alumínio de 17 polegadas e ar-condicionado digital com duas zonas de resfriamento. A mais que a de entrada, a de topo traz bancos revestidos de couro e teto de vidro.
A dianteira de linhas robustas e o bom nível do acabamento interno também são argumentos da marca para tentar posicionar seu primeiro crossover (modelo que une características de vários segmentos) na briga com utilitários-esportivos. O também crossover Dodge Journey V6 2.7, a R$ 79.900, é seu concorrente direto no mercado brasileiro.
As duas versões são equipadas com o propulsor de quatro cilindros e 16V a gasolina, que entrega torque de 24 mkgf já a partir de 1.400 rpm. O câmbio é automático de seis marchas.
Com mais de 1,6 metro de altura, outro destaque do 3008 é a boa estabilidade. Mérito do sistema eletrônico que controla a inclinação da carroceria em curvas.
No interior chama a atenção o baixo nível de ruído. Há detalhes cromados e o painel, integrado ao console central, envolve o motorista e tem instrumentos bem à mão. A visibilidade é boa para pessoas de qualquer estatura. A expectativa da fabricante é vender 200 unidades do 3008 no País por mês. Trata-se do primeiro Peugeot com garantia de três anos