
A Peugeot divulgou as primeiras imagens do 308 Racing Cup, uma versão criada para as pistas do seu esportivo de rua, o 308 GTi. O novo modelo será uma das atrações da marca durante o Salão de Frankfurt, em setembro, na Alemanha, e estará disponível para compra no final de 2016.
Visualmente, o carro mudou ao receber para-choques mais largos, com entrada de ar e extrator na dianteira e na traseira, respectivamente. Além disso, há rodas de 18″ com pneus slick e um aerofólio feito de acordo com as especificações do Campeonato Mundial de Turismo (WTCC).
Seu motor 1.6 turbo, baseado no do carro de rua (que tem 267 cv), foi retrabalhado para entregar, no de corrida, 304 cv.O ganho foi alcançado com a troca da turbina de fábrica pela que equipa o 208 T16 do Campeonato Mundial de Rally (WRC).
De acordo com informações da Peugeot, essa é apenas a primeira fase de melhoria no trem de força. O desenvolvimento vai continuar – com o objetivo de extrair mais potência do propulsor. O câmbio manual foi trocado por um sequencial, também de seis marchas e com aletas para trocas atrás do volante.
Na parte de suspensão, o 308 Racing Cup manteve os pivôs e a barra traseira, mas ganhou novas peças específicas para corridas. Os freios agora tem pinças de seis pistões. O peso total não deve superar os 1.050 kg.
O 308 Racing Cup vai substituir, em diversas competições de turismo, o RCZ Racing Cup. Isso porque a versão de rua desse cupê vai sair de linha.
308 no Brasil. O 308 vendido aqui, ainda da geração anterior à europeia, recebeu reestilização, que foi revelada em junho, durante o Salão de Buenos Aires. O carro renovado chegará às lojas do Brasil nos próximos meses.
Além dele, a Peugeot venderá por aqui a nova geração do 308, a ser importada da Europa entre o fim deste ano e o início do próximo. Ele deverá vir na versão GT – com pegada esportiva, mas abaixo da GTi -, com motor 1.6 turbo de 205.
O objetivo é concorrer, principalmente, com o Volkswagen Golf GTi, de 220 cv. Porém, o Civic Si, da Honda, também está na mira do carro francês. Seu preço ficará acima de R$ 100 mil.