26/02/2014 - 4 minutos de leitura.

Peugeot cria híbrido movido a ar

Modelo elimina baterias e torna o conceito financeiramente mais acessível

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A próxima geração do 2008, que deve chegar às concessionárias da Europa em 2016, será o primeiro modelo da Peugeot com o sistema Hybrid Air. A tecnologia, que permite reduzir o consumo de combustível e as emissões, foi apresentada há um ano, no Salão de Genebra (Suíça), une motor a combustão a um dispositivo hidráulico acionado por ar comprimido para mover o veículo.

As vantagens da solução desenvolvida pela PSA (dona também da Citroën), em conjunto com a Bosch, são baixos peso e custo de produção.

Continua depois do anúncio

O “coração” do sistema é um cilindro com um pistão interno que empurra o ar sob alta pressão. Essa força é enviada a um circuito hidráulico, ligado a um câmbio automatizado.

Usando apenas ar comprimido, o sistema consegue tirar o carro da inércia e levá-lo até 70 km/h sem gastar uma gota de combustível. Além disso, ele consegue dar torque extra ao motor 1.2 de três cilindros, que gera 82 cv.

++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Leia mais notícias sobre tecnologia


Segundo a PSA, um dos protótipos equipados com a tecnologia, o Citroën C3, é 45% mais econômico que a versão convencional – registrando 34 km/l de consumo. Foram feitos experimentos também em um Peugeot 208,

O engenheiro responsável pelo polo cientifico de energia propulsão e conversão da PSA, Franck Turkovics, explica que o processo de recarga do cilindro é tão rápido que ele é imperceptível ao motorista: “Pode ser feito em 10 segundos.”

A recuperação de energia é realizada nas desacelerações ou por meio do próprio motor a combustão. “O principio de hibridização é o mesmo dos elétricos. A diferença é que aproveitamos o ar na forma comprimida para ganhar impulso”, comemora Turkovics.


Sem exigir modificações estruturais nos veículos, pois o acréscimo de peso não ultrapassa 100 kg, o conjunto pode ser instalado em motores a gasolina ou a diesel. Um carro com o sistema deverá custar de A 15 mil a A 20 mil (equivalentes a R$ 48 mil e R$ 64 mil).


Notícias relacionadas

Notícias

Porsche desenvolve primeiro 911 híbrido da história

Notícias

Novo motor V16 da Bugatti poderá chegar a 1.800 cv de potência

Avaliação

Kardian é o melhor carro nacional da Renault nos últimos anos

Notícias

VW Tarok: flagra mostra mula da picape como sedã Virtus

OFERTAS 0KM
R$ 179.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 Max Drive

De R$ 140.090,00 por R$ 124.990,00 (COM USADO NA TROCA)

Hyundai Creta Comfort Plus

R$ 169.990,00

Caoa Chery Tiggo 7 PRO Hybrid Max Drive

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

De R$ 109.490,00 por R$ 99.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 TGDI

VER TODAS AS OFERTAS