Campeã da edição de 2009 da 24 Horas de Le Mans, na França, a Peugeot anunciou nesta quarta-feira que não participará mais da corrida. A divisão de automobilismo da montadora ficará fora de todas as provas de longa duração das quais participava. O motivo alegado foi a crise financeira que castiga a Europa e a necessidade de cortar custos.
Em comunicado à agência Reuters, a Peugeot explica que no contexto do difícil ambiente econômico da Europa, decidiu concentrar seus recursos no desempenho de vendas em 2012.
A Peugeot é a rival da Audi tanto na 24 Horas de Le Mans quanto no Campeonato Mundial de Endurance. Na edição 2010 da corrida francesa, um ano após sua primeira vitória, a equipe francesa liderou a maior parte da corrida, mas seus três carros quebraram no decorrer das 24 Horas e a Audi sagrou-se campeã;
No ano passado, os carros da Peugeot ocuparam o segundo e o terceiro lugar no pódio, com a Audi mais uma vez à frente.
Sem a Peugeot, a disputa neste ano deverá ficar entre Audi e Toyota. A marca japonesa anunciou em 2011 que participará da categoria principal da 24 Horas de Le Mans. E em 2013 a Porsche, maior campeã da história da prova, volta a competir em Le Mans.