A Peugeot demitiu três de seus principais executivos de vendas na Alemanha por uma razão inusitada. Eles criaram uma ação comercial agressiva demais, que fez com que milhares de unidades do hatch 208 fossem comercializadas com abatimentos superiores a 40% sobre o preço de tabela.
Na ação, feita em conjunto com um provedor de internet e uma empresa de leasing, o compacto foi oferecido com uma taxa mensal de leasing de apenas 99 euros (correspondente a R$ 342). O desconto foi tão grande que, ao invés dos 300 contratos que eram esperados, a Peugeot arrendou até 5 mil carros – sob condições bastante generosas, que incluíam até mesmo seguro com cobertura completa.
Isso acabou despertando a ira de vários concessionários da marca na Alemanha, que não estavam dispostos a competir com esses valores – que, muito provavelmente, levaram a Peugeot a ter um bom prejuízo. Só restou ao grupo PSA cancelar a ação promocional e dispensar os gerentes envolvidos.
Para se colocar essas 5 mil unidades em perspectiva, basta observar que o modelo 208 vendeu 2.749 exemplares no país bávaro nos três últimos meses – uma queda de 13% sobre os resultados do mesmo período do ano passado.
No Brasil, a marca francesa também luta para aumentar sua participação de mercado. Ontem, ela ressuscitou uma antiga ação comercial convidando os consumidores a testarem o hatch 208 e/ou o utilitário 2008. Se, após o test-drive, os interessados acabarem adquirindo veículos similares em outras marcas, a Peugeot lhes pagará a quantia de R$ 500.