Para o Rally Dakar de 2016, cuja largada será no dia 3 de janeiro, a Peugeot preparou algumas mudanças no 2008. Revelado pela montadora na semana passada, o jipe de competição traz, ante a versão do ano passado, nova carenagem e capô e entrada de ar redesenhados para melhorar a aerodinâmica.
De acordo com a Peugeot, essa mudança tem o objetivo de melhorar o equilíbrio do downforce entre a dianteira e a traseira do modelo, que foi batizado de 2008 DKR16. Além disso, ela deixou o jipe com aparência mais robusta que a do modelo de 2015.
Na parte mecânica, a suspensão foi recalibrada, a fim de absorver melhor o impacto causado pelas novas rodas de magnésio. Além disso, o motor 3.0 V6 a diesel recebeu atualizações para entregar mais rendimento. Porém, a montadora não divulgou quais são os novos números de potência e torque – o anterior tinha 340 cv e 60 mkgf.
O único ponto em comum entre o 2008 feito em série e o do Rally Dakar é o nome. O modelo de corrida tem chassi tubular e carroceria de fibra de carbono.
A competição. Para guiar o 2008 DKR16 foram convocados o espanhol Carlos Sainz – pai do piloto de Fórmula 1 – e o francêsStéphane Peterhansel.
O francês, aliás, é um multicampeão do Rally Dakar, com títulos em categorias de carros e motos. Suas vitórias mais recentes foram nas edições de 2012 e 2013, com um Mini.
O Rally Dakar 2016 passará por Bolívia e Argentina; a largada será em Buenos Aires e o encerramento, em 16 de janeiro, em Villa Carlos Paz, na província argentina de Rosário.