A Peugeot se prepara para uma completa renovação e ampliação de sua linha de carros no Brasil. No pacote, há uma nova família de veículos, que será feita em Porto Real (RJ) e tem previsão de estreia em 2021.
A PSA Peugeot Citroën anunciou recentemente que investirá R$ 220 milhões para adaptar a planta fluminense à fabricação da nova família de carros. A base dessa renovação será a base mundial CMP.
Essa plataforma deverá dar origens a três carros produzidos em Porto Real. Um dos modelos dessa nova família será um SUV, conforme antecipado pelo Jornal do Carro. Ele será menor e mais simples do que o 2008, que já é vendido atualmente no País – e está uma geração atrás do europeu.
As outras duas possibilidades são um hatch e o sedã. O primeiro viria para brigar com as versões de entrada de Chevrolet Onix e Hyundai HB20, entre outros, reforçando a posição de compacto premium do 208.
O três-volumes poderá ser concorrente das versões sedã dos mesmos modelos (Onix Plus e HB20S, entre outros). Se o modelo for confirmado, esta não será a primeira vez que a Peugeot atua no segmento no mercado brasileiro.
Em 2008, a marca lançou por aqui o sedã 207 Passion. O três-volumes deixou de ser fabricado no País em meados de 2014.
Modelos da Peugeot de mudança para a Argentina
Feitos atualmente em Porto Real (RJ), o 208 e o 2008 vão passar a ser fabricados em El Palomar, na Argentina. Com isso, vão abrir espaços para a nova família de veículos compactos da Peugeot.
Com isso, a plataforma CMP também será usada na planta do país vizinho. Isso porque o 208 argentino será o de nova geração, feito sobre essa base.
O novo 208 tem chegada prevista para abril do ano que vem. O modelo já vem sendo flagrado rodando em testes em território nacional.
Ele ficará praticamente igual à versão europeia, mas terá algumas adaptações para o mercado local.
É esperada também a produção da nova geração do 2008 na Argentina. O modelo é feito sobre a mesma plataforma do 208 previsto para abril.
Citroën e convivência de plataformas
A fábrica de Porto Real pertence à PSA, que inclui a Citroën. O modelo mais vendido do grupo atualmente é o SUV C4 Cactus.
O modelo da Citroën é feito sobre a atual plataforma utilizada em Porto Real, a BVH1. As duas bases vão conviver nessa planta com a chegada da CMP, já que o C4 Cactus continuará sendo fabricado.
O investimento anunciado pela PSA pode também contemplar renovação na linha Citroën. Atualmente, entre os carros de passeio, além do C4 Cactus há o C3 e o C4 Lounge – este produzido em El Palomar.
Vídeo da semana: Veja todos os detalhes do elétrico Audi e-tron, que chega em maio