A Peugeot reduziu o preço dos modelos 308 e 408 vendidos no Brasil. Enquanto o primeiro poderá ser adquirido por R$ 69.990 na versão Business, o segundo será comercializado por R$ 84.990 na versão Griffe.
Produzida na Argentina, a dupla passou por algumas modificações de estilo para 2018. Ambos são equipados com motor 1.6 THP, sendo 166 cv a gasolina e 173 cv a etanol. Possuem ainda 24,5 kgfm de torque e câmbio automático de seis velocidades.
Além da Business, o Peugeot 308 2018 vem também na versão Griffe por R$ 84.990. Na primeira, mais simples, o hatch possui luzes diurnas de LED, piloto automático com limitador, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina e rodas de liga-leve aro 16. O volante é revestido em couro, e o carro tem controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e sistema de áudio com Bluetooth e USB.
Na Griffe, o pacote inclui sensores de chuva e crepuscular, retrovisor eletrocrômico, rodas de liga leve aro 43 centímetros e central multimídia com tela de 17,8 centímetros. A versão disponibiliza ainda Apple Car Play e MirrorLink, câmera de ré e ar-condicionado dual zone.
Peugeot 408 2018. Já o Peugeot 408 2018, que tem preços a partir de R$ 84.990 (Griffe), possui ainda a versão Business, que sai a R$ 85.990. É provável que este valor ainda seja revisado, já que esta é uma versão mais simples.
A Business vem com rodas aro 16, airbag duplo, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado manual e volante revestido em couro. O carro possui controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, piloto automático, LEDs diurnos e sistema de áudio.
A Griffe, por sua vez, conta com seis airbags, teto solar elétrico, bancos em couro, controles de tração e estabilidade, piloto automático e limitador de velocidade. O veículo tem também sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, sensores de chuva e crepuscular. Possui ainda central multimídia com tela de 17,8 centímetros, ar-condicionado dual zone, rodas de liga leve aro 17 polegadas, pneus 225/45 R17, faróis de neblina, retrovisor eletrocrômico, entre outros itens.
Neste ano, os carros não fizeram tanto sucesso. De janeiro a setembro, o Peugeot 408 vendeu somente 892 unidades no Brasil, sendo 77 no último mês. Mesmo com números baixos, o veículo foi mais comercializado do que o Fluence, que teve apenas 616 emplacamentos em 2017. Já o 308 vendeu 47 unidades tanto em agosto quanto em setembro, somando até agora 728 saídas no ano.
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Para comprar - estilo parrudo
O 3008 de segunda geração ganhou estilo mais parrudo, de jipão robusto. Esta é a maior diferença em relação ao modelo anterior, que tinha visual de perua.
Para comprar - interior futurista
Se por fora o 3008 tem desenho que transmite sensação de robustez, por dentro o modelo tem inspiração futurista. O painel moderno é voltado para o motorista e tem chaves parecidas com as de avião.
Para comprar - equipamentos
O 3008 chegou em versão única, e completa. Há bancos dianteiros com ajustes elétricos e massageador, quadro de instrumentos virtual, central multimídia, carregamento de celular por indução, seis air bags, etc.
Para comprar - espaço
Além do visual mais imponente, o novo 3008 ganhou também uma nova plataforma, a EMP2. O modelo é 8 cm maior no comprimento e 6,5 cm maior na distância entre eixos. Cinco pessoas viajam com conforto.
Para comprar - tamanho do porta-malas
O 3008 nasceu para viagens. Tem bom espaço para pessoas e também para cargas. O porta-malas acomoda 520 litros.
Para não comprar - preço
Abra o olho e faça as contas. O 3008 chega por R$ 135.990, e agora o preço não inclui mais o patinete elétrico, um brinde que acompanhou as primeiras 30 unidades. Está certo que o modelo francês é bem completo, mas ele disputa mercado na categoria do Jeep Compass - que custa a partir de R$ 103.490.
Para não comprar - desempenho carregado
O motor 1.6 turbo ainda nos dá muitas alegrias, em carros como 308, Citroën C4 Lounge, etc. Mas, no 3008, ele fica mais próximo do limite, tanto por causa das dimensões como por causa do peso do modelo. Carregado de pessoas e bagagens, em uma subida de serra, por exemplo, as coisas tendem a ficar mais complicadas.
Para não comprar - Tanque pequeno
O 1.6 turbo pode ser econômico, mas o tanque de apenas 53 litros é comparável ao de carros bem menores e pode limitar a autonomia do 3008 em viagens longas.
Para não comprar - Multimídia confuso
O sistema multimídia é pouco intuitivo e tem uso complicado com o carro em movimento.
Para não comprar - motor a gasolina com menos potência
Duas coisas não mudaram no 3008: o câmbio automático de seis marchas e o motor 1.6 turbo. Na versão apenas a gasolina, como é o caso do modelo importado da França, ele rende 165 cv. Modelos como o 2008, no entanto, têm a versão flexível, que rende 173 cv. Não é apenas a questão da "flexibilidade" no que diz respeito a combustível. Mas com ele o carro ficaria um pouco mais forte.