
A Peugeot apresentou a nova geração do 3008, que finalmente ganhou um visual de utilitário-esportivo e não mais um misto de perua com suspensão elevada que tinha na primeira geração.
O modelo, que deve brigar em vários mercados com Honda HR-V, Toyota RAV4 e Hyundai ix35, chega com o novo visual da Peugeot, que já estava presente no 308 europeu e apareceu na reestilização do irmão menor, o 2008.
Por dentro, o modelo traz o i-cockpit, projeto da marca no qual todo o painel é voltado ao motorista para ter tudo à disposição e ao alcançe das mãos. O painel de instrumentos agora é uma tela toda digital e configurável, como a do Audi TT. Ele também abusa dos comandos com visual de botões de avião, logo abaixo da central multimídia.
Feito sobre a plataforma modular da marca, a nova geração do Peugeot 3008 está 100 quilos mais leve que a anterior, apesar de ter crescido 8 cm de entre-eixos. O espaço da cabine também está melhor, segundo a marca, assim como o do porta-malas, que agora tem 520 litros – 20 l a mais que antes.
A motorização na Europa poderá ser o 1.2 três cilindros turbo de 130 cv ou 1.6 turbo de 165 cv, ambos a gasolina, ou o 1.6 de 100 cv ou 120 cv e o 2.0 de 150 cv ou 180 cv, ambos turbodiesel. O câmbio pode ser manual ou automático de seis marchas.
A Peugeot vai oferecer junto com o carro, em alguns mercados, um scooter elétrico ou uma bicicleta elétrica dobrável projetados para se integrar ao porta-malas, com o carro recarregando-os enquanto está em movimento.
Entre os itens de segurança, o 3008 oferece frenagem automática de emergência, alerta de distância e de fadiga do motorista, farol alto automático, controle de cruzeiro adaptativo com função de parada e retomada de movimento, alerta de ponto cego e assistente de estacionamento.
Seu lançamento oficial será durante o Salão de Paris, em setembro, com as primeiras entregas sendo feitas na Europa no final do ano.