.jpg)
A Peugeot revelou a nova geração do 308 GTi, variante esportiva do hatch médio da marca. Uma geração à frente da vendida no Brasil, o modelo fará sua estreia oficial durante o Festival de Velocidade de Goodwood, na Inglaterra.
Com poucas alterações físicas/visuais, o 308 GTi se difere pelas rodas exclusivas, a nova grade frontal e entradas de ar onde antes ficavam os faróis de neblina. Na traseira, a novidade são as enormes saídas de escape nas pontas, mas só. No mais, o modelo se manteve bem sóbrio. Por dentro, o modelo tem revestimento de alcantara nos bancos esportivos e volante – o mesmo do 208 – com base achatada e detalhes vermelhos.
A maior mudança na verdade está sob o capô, o motor 1.6 turbo que equipa boa parte da linha de PSA Peugeot Citroën, mas na mesma calibragem do RCZ R, que gera 250 cv ou se o comprador quiser 270 cv, para ambas o torque máximo é de 33,6 mkgf.
Os principais rivais do 308 GTi são o Volkswagen Golf GTI, o Ford Focus ST e o Renault Megane RS, o primeiro com um 2.0 turbo de 220 cv, o segundo com um 2.0 turbo de 260 cv e o francês com um 2.0 turbo de 265 cv.