Você está lendo...
Peugeot vai atualizar o logotipo do leão com o novo 308
Notícias

Peugeot vai atualizar o logotipo do leão com o novo 308

Em seu primeiro mês como marca do grupo Stellantis, a Peugeot vai reestilizar o famoso escudo do leão que simboliza a empresa desde 1850

Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

03 de fev, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Novo logotipo da Peugeot terá apenas a cabeça do leão e o nome da marca francesa, como no protótipo e-Legend, de 2018
Crédito:Peugeot/Divulgação

O leão que identifica os carros da Peugeot vai mudar mais uma vez. No fim deste mês, a montadora francesa vai apresentar a nova geração do hatch médio 308. Com ele, o felino que simboliza a marca francesa desde 1850 — antes mesmo da produção de carros — ganhará nova forma. Assim, a marca inicia também a nova fase como membro do grupo Stellantis.

A apresentação do novo 308 será no próximo dia 25. É o primeiro grande evento da recém-empossada CEO Linda Jackson. A executiva foi chefe da Citroën entre 2014 e 2020, e agora terá a missão de elevar a Peugeot de patamar no grupo Stellantis. Isso significa que os veículos com o leão serão mais nobres que os de Citroën e Fiat, tal como é com a Jeep.

Peugeot e-Legend Concept
Peugeot/Divulgação

Publicidade


Design retrô

A Peugeot voltou ao passado para buscar as referências do novo escudo. E o resultado vai surpreender, já que será a maior transformação já feita em décadas. Desde o período pós-Segunda Guerra Mundial, o leão mantinha as formas atuais, retratado sempre de corpo inteiro e de vista lateral, com as patas e tronco erguidos, como se estivesse a rugir.

Pois o novo símbolo da Peugeot vai mostrar apenas a cabeça e a juba do leão. Além disso, o nome da marca ficará em caixa alta no topo, levemente arqueado. Assim era o escudo criado em 1936, e que retornou atualizado na década de 1960 com o sedã 404. O atual logotipo do leão foi lançado em 2010, quando a Peugeot celebrou 200 anos de existência.

Peugeot/Divulgação

A origem do leão

O símbolo da marca Peugeot surgiu em meados do século 18, muito antes de a fábrica francesa produzir automóveis. Por volta de 1850, a empresa, que começou fazendo moinhos de café, precisou criar um logotipo para identificar seus produtos. Assim, foram criados três escudos para diferentes categorias: uma mão, uma lua crescente e um leão.



Bem, passado algum tempo, sabemos quem restou. O leão passou a identificar os produtos da Peugeot, e foi evoluindo as formas desde então. Ele já existia quando a Peugeot lançou seu primeiro motor a combustão, ainda no fim do século 18. E foi atualizado várias vezes. O leão foi escolhido desde sempre para transmitir uma imagem de qualidade superior.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião