Marcelo Fenerich
Desenvolvido para rodar no trânsito das grandes cidades, o “novo” Piaggio MP3, triciclo invertido – com duas rodas na dianteira e uma na traseira -, chega ao País mostrando-se mais ágil que o modelo anterior e com o sobrenome Yourban. Na Europa, é vendido desde 2011.
A versão de entrada oferecida anteriormente por aqui, em 2008, era equipada com propulsor de 244,3 cm³ que gerava 22,5 cv a 8.250 rpm e 2,14 mkgf a 6.750 rpm. Já o da atual, de 278 cm³, rende 22,4 cv a 7.500 rpm e 2,36 mkgf a 6.500 rpm.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)
Importado oficialmente pela PVGA do Brasil, o italiano MP3 300 Yurban tem tabela de R$ 37.900. Como comparação, o preço do chinês Dafra Citycom 300, que tem apenas duas rodas, é de R$ 13.990.
A transmissão é automática, característica típica dos scooters – segmento com o qual o Piaggio tem grande familiaridade. A diferença em relação a esses modelos está nas rodas dianteiras. Elas não apenas esterçam como também se inclinam nas curvas, a exemplo das motos. O ponto de apoio extra dá até mais segurança em curvas, por exemplo.
Para “travar” os amortecedores da frente há um botão no punho direito. Ele permite que o MP3 pare em pé quando em marcha lenta (abaixo dos 10 km/h e 2.500 rpm) ou desligado, mesmo que o piso seja inclinado. O desempenho do triciclo também agrada.
Como o torque ficou mais alto, nas saídas de semáforo ele embala rapidamente. Além disso, mantém com facilidade os 120 km/h e vai a 145 km/h, velocidade limitada eletronicamente.
Entre os sistemas de segurança que merecem destaque nesse triciclo está o de aceleração. Sensores de presença no assento fazem com que o acelerador não funcione se ninguém estiver sobre ele.