A picape que a Hyundai planeja produzir poderá ter um motor seis cilindros. Foi o que sugeriu o gerente sênior de planejamento de produtos da marca na Austrália, Andrew Tuitahi. Contudo, de acordo com o portal australiano Motoring, o executivo admitiu que todas as possibilidades ainda estão sendo avaliadas para o modelo, inspirado no conceito Santa Cruz.
“Com certeza estamos considerando”, disse sobre o motor de seis cilindros. “Quando demos o feedback (para Seoul) com critérios-chave, um dos elementos de destaque, além da cabine, foi o desempenho do motor”.
Segundo Tuitahi, a empresa está atenta às movimentações do mercado, como o lançamento da Volkswagen Amarok V6 e da Ford Ranger Raptor. Um fator preponderante será o custo do automóvel, pois a Hyundai ainda não sabe o quanto seus clientes estarão dispostos a pagar por uma picape de alto desempenho.
Outro ponto ainda não decidido é se o motor será a gasolina ou a diesel. No primeiro caso, poderia ser um V6 biturbo de 3,3 litros, que já alimenta outros modelos. Porém, um motor a diesel de alto desempenho pode ser a melhor escolha para atrair compradores europeus.
A Hyundai sinalizou a intenção em lançar uma picape há quase três anos. Embora ainda não tenha data para iniciar a produção, acredita-se que o automóvel chegue ao mercado americano até o final da década.
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Para comprar: potência do motor 2.0
O Creta 2.0 tem 166 cavalos de potência, a maior entre os concorrentes.
Para comprar: câmbio automático de seis marchas
Com seis marchas, a transmissão automática de seis marchas do Creta está entre as melhores da categoria.
Para comprar: espaço interno
O Creta acomoda bem pessoas e bagagens. A distância entre eixos é de 2,59 metros, e o porta-malas tem capacidade para 431 litros.
Para comprar: sistema start&stop
Na versão completa (Prestige), o modelo da Hyundai vem com partida por botão e sistema start&stop, que desliga o motor em paradas de semáforo.
Para comprar: banco do motorista com ventilação
O Creta mais equipado (Prestige) tem banco do motorista com sistema de ventilação, outra exclusividade na categoria.
Para não comprar: consumo de combustível
O motor 2.0, denominado "Nu", faz média de 6,9 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada (números do Inmetro), o que é considerado alto para um carro dessa categoria.
Para não comprar: estilo da traseira
O estilo do Creta é simples. A dianteira é previsível, e a traseira é pouco inspirada. As lanternas parecem pequenas na tampa traseira. A característica mais marcante são as linhas retas das laterais, o que inclui os vidros "pontudos" nas janelas dianteiras, como no Range Rover Evoque.
Para não comprar: preço
Com motor 2.0, o Creta parte de R$ 92.490 na versão Pulse, e pode chegar a R$ 99.990 na Prestige.
Para não comprar: desempenho
Andando, o SUV da Hyundai não aparenta ter os 166 cv declarados pela montadora. Nas subidas, quando mais se precisa de força, o carro às vezes esmorece e perde desempenho.
Para não comprar: acabamento
O Creta tem interior bem desenhado e estilo moderno, mas o acabamento é simples, para um veículo que está batendo nos R$ 100 mil na versão mais cara.