Finalmente foi revelada a nova picape média da Kia, a Tasman. O modelo é a primeira picape desse segmento na marca sul-coreana, tem visual bastante quadrado e capaz de dividir opiniões entre os compradores e curiosos. Assim, prevista para vender em mercados como Oceania, Asia e América do Sul, deverá competir contra nomes como Ford Ranger e Toyota Hilux, por exemplo.
Logo de cara, o desenho nada tradicional chama a atenção. Na dianteira, destacam-se os faróis na vertical, na extremidade da frente, praticamente nos para-lamas. Estes, sem pintura, se destacam do resto da picape, e passam ideia de robustez. Além disso, o capô é bastante elevado e a grade dianteira tem cinco filetes verticais, que lembra um pouco o desenho da Jeep.
Na traseira, a tampa da caçamba tem o logotipo “KIA” em baixo relevo, e o nome da picape abaixo. Sob as caixas de roda, apliques sem pintura adornam a parte de cima, o que também divide opiniões. Assim, o Kia Tasman tem 5,41 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,89 m de altura, e distância entre-eixos de 3,27 m.
Interior do Kia Tasman é minimalista, mas mantém botões físicos
Por dentro, a picape tem desenho minimalista. Tanto o painel quanto a central-multimídia tem 12,3 polegadas, e as telas se completam, ocupando quase toda a parte da frente. Felizmente, apesar do minimalismo, ainda há botões físicos ao redor do console, principalmente os referentes ao ar-condicionado.
Sob o capô, o Tasman pode ter duas opções de motor, dependendo do mercado onde o modelo se´ra vendido, por exemplo. Um deles é o motor 2.5 a gasolina de 281 cv e 43 mkgf de torque, que faz o 0 a 100 km/h em 8,3 segundos. A segunda opção é o 2.2 turbodiesel de 210 cv e 45 mkgf. Em ambos, o câmbio pode ser manual de seis marchas e automático de oito velocidades, com tração 4×2 e 4×4.
A Kia prepara a produção do Tasman no vizinho Uruguai, segundo informa apuração dos colegas do Autos Segredos. O novo modelo será produzido na fábrica da Nordex, onde atualmente é feito o utilitário Bongo, por exemplo. Assim, sua produção começa entre o fim de 2025 e começo de 2026.
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