Piloto automático da Tesla ajuda a salvar americano

Sistema guiou crossover da marca por mais de 30 quilômetros enquanto motorista passava mal ao volante

Por 08 de ago, 2016 · 2m de leitura.
Tesla Model X tem controle de cruzeiro semiautônomo

O americano Joshua Neally passou por um grande susto a bordo de seu Tesla Model X. Mas o problema não foi com o carro, e sim com o próprio advogado de 37 anos que passou mal enquanto dirigia o crossover numa rodovia do estado do Missouri. O Model X estava com o controverso controle de cruzeiro adaptativo, o Auto Pilot, ligado quando Joshua começou a sentir fortes dores abdominais ao volante.

O advogado, então, seguiu até o hospital mais próximo, onde foi constatado que ele teve uma embolia pulmonar. O caso poderia ter rapidamente evoluído para um colapso dos pulmões com risco real de morte. Joshua afirma ter conseguido ir até o hospital graças à ação do controle de cruzeiro, que levou o carro por mais de 30 quilômetros de forma semiautônoma. O americano só precisou dirigir da saída da rodovia até o estacionamento do hospital, próximo à estrada.


Embora não seja possível afirmar que o Auto Pilot salvou a vida do americano, o sistema funcionou exatamente da forma prevista e o ajudou a encontrar socorro rapidamente. Mesmo assim, o próprio Joshua afirma que o mais seguro ainda era encostar o Model X e chamar uma ambulância pelo telefone.