A rotina de treinos de Enzo Gianfratti, de 7 anos, é coisa de gente grande. Três vezes por semana, o piloto vai para a pista ainda de madrugada, às 5h30. De volta para casa, às 11h, ele se prepara para as aulas da 2ª série, no período da tarde.
Enzo com o pai, Daniel, que ficou surpreendido com o garoto (Fotos: Divulgação)
O resultado de todo esse empenho são oito troféus, conquistados em menos de um ano de corridas de kart, além de boas notas até em Matemática, uma das disciplinas mais temidas entre os pequenos.
“Dei uma chance a ele, sem expectativa, e fui surpreendido. Logo no começo, Enzo chegou em terceiro numa prova com pilotos de 11 anos, e ainda tinha 6”, lembra o pai Daniel, ex-piloto de Fórmula Truck. Ele está orgulhoso com a estreia do filho no Campeonato Brasileiro de Kart na próxima quarta-feira, 15. “Ele é muito dedicado.”
“Andar de kart é emocionante, ele corre muito. Mas também gosto de ir para a escola e fazer contas de multiplicar”, conta o garoto, que começou a correr depois de ver os karts nas pistas de Aldeia da Serra, no interior de São Paulo.
As provas das categorias infantis, inclusive a Mirim, de Enzo, ocorrem até domingo (18) em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. Já as classes para adolescentes e adultos vão ser realizadas em Florianópolis, Santa Catarina, de 27 de julho até 1º de agosto.
O piloto de 7 anos participará da classe Mirim em Volta Redonda
Victor Franzoni, de 14 anos, já se prepara para estrear como graduado e disputar as melhores colocações com pilotos como Nelsinho Piquet.
“Vai ser muito importante para mim, até porque espero chegar a uma categoria de monoposto no ano que vem”, diz Franzoni, tricampeão da Copa Brasil de Kart e vice do Red White Sangari International Kart Grand Prix, disputado no circuito de Sepang, na Malásia.
Franzoni cuida da mecânica do kart com o pai, Fábio, e já dá aulas para os iniciantes. “Digo que saber preparar o kart e verificar problemas é importante. Mas as maiores dificuldades são ultrapassar e melhorar as noções de espaço.”