Redação

11/03/2018 - 3 minutos de leitura.

Pininfarina H2 Speed é superesportivo alimentado por hidrogênio

Estúdio Pininfarina está exibindo em Genebra a versão de produção do H2 Speed, dotado de quatro motores elétricos

Crédito: O Pininfarina H2 Speed tem sistema de propulsão fornecido pela empresa GreenGT. Dados indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, e sem poluição. Foto: Pierre Albouy/Reuters

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Há dois anos, o estúdio Pininfarina apresentou em Genebra o H2 Speed Concept. O tempo passou, e agora a empresa revelou na exposição suíça a versão de produção do modelo.

O H2 é um carro de corrida alimentado por hidrogênio, e deverá ser produzido pela própria Pininfarina, com a colaboração da empresa GreenGT, responsável pela parte de propulsão.

A GreenGT é uma empresa franco-suíça que tem se especializado em tecnologias “limpas” na última década.

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A grande novidade é o sistema híbrido composto por quatro motores elétricos alimentados por célula de combustível. De acordo com a empresa, o carro pesa 1.420 quilos e tem 662 cv. A Pininfarina divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e velocidade máxima de 300 km/h.

A força é enviada diretamente às rodas traseiras, sem utilização de embreagem ou diferencial. Toda a distribuição de força é gerenciada por um sistema de vetorização de torque. E tudo isso sem poluir. Como ocorre em veículos alimentados por hidrogênio, o subproduto expelido é apenas vapor d’água.

A Pininfarina informa também que o abastecimento do tanque de hidrogênio leva apenas três minutos – o que representa uma grande vantagem diante do tempo demandado para recarregar as baterias de um carro elétrico.


Fibra de carbono

O chassi de fibra de carbono é derivado de um protótipo de Le Mans, mas com distância entre eixos aumentada e largura diminuída.

A posição ao volante também foi elevada, para permitir que pilotos amadores milionários (capazes de pagar por esse tipo de brinquedo) consigam ver melhor a pista.


A carroceria inteiramente nova tem entradas de ar no teto e nas laterais e um enorme aerofólio para garantir estabilidade e pressão aerodinâmica.

O estúdio italiano pretende produzir apenas 12 exemplares do modelo, e não deu dicas de quanto cada unidade irá custar.

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