.jpg)
Os visitantes do Salão do Automóvel, que terminou no domingo, puderam ver uma nova tendência entre os carros expostos: a carroceria pintada de duas cores. Era o caso, por exemplo, do maior destaque da Renault, o utilitário-esportivo Captur. “Eles vieram para ficar”, aposta o diretor de marketing da empresa, Bruno Hohmann.
“Essa tendência começou com a onda de tuning (personalização)”, diz. De acordo com Hohmann, na Europa o Captur com acabamento de duas cores representa 75% das vendas, e ele estima que no Brasil a relação deverá ser a mesma. “O modelo foi pensado para ser ‘bitom’”, garante. “Das 13 combinações de pintura, nove são de duas cores.”
Além de representar uma quebra na monotonia dos carros monocromáticos, a tendência tem outra explicação. No lançamento do Jeep Compass, em setembro, o diretor de design da FCA no Brasil, Peter Fassbender, disse que o teto preto (ele se referia ao acabamento da versão Limited) dava a impressão de que o carro era mais baixo do que a realidade, especialmente quando visto de lado. Não por acaso, a maioria dos modelos do Salão era de utilitários-esportivos.
Entre os modelos desse segmento que aderiram à tendência no Salão estavam o Peugeot 3008, o chinês Tiggo 2, Nissan Kicks e Suzuki Vitara e S-Cross. Além deles, veículos de outras categorias também usaram o visual bicolor, caso do Suzuki Swift Sport e do conceito March Midnight Edition.
Um dos pioneiros modernos da tendência é o Land Rover Range Rover Evoque, que faz muito sucesso com teto de uma cor e restante da carroceria de outra. Muito antes dele, porém, a Kombi teve uma versão conhecida como “saia e blusa”. Era uma menção ao fato de que a parte superior (blusa) tinha uma cor, enquanto a saia (seção de baixo) era de outra.
Peugeot 3008
Segunda geração do 3008 chega no primeiro semestre do ano que vem totalmente renovado, com visual mais parrudo.
Chery Tiggo 2
Até os chineses aderiram à moda. O Tiggo 2, que deverá ser produzido no Brasil, está sendo mostrado com carroceria de duas cores no Salão.
Range Rover
A Land Rover adota a prática já há algum tempo. A pintura bicolor é um dos charmes do Evoque, e também está disponível no Range Rover.
Suzuki Swift Sport
O Suzuki Swift Sport também está na onda. No modelo da foto, o cinza do teto combina com as rodas, e contrasta com o amarelo.
Nissan March Midnight Edition
Conceito desenvolvido para o Salão, o March Midnight Edition vem com colunas e teto pretos, para realçar esportividade.
Kia Soul
O teto vermelho reforça a personalidade "descolada" do Soul.
Suzuki Vitara
O novo Vitara chamaria a atenção naturalmente, por ser lançamento. Com a pintura bicolor, atrai ainda mais. Aliás, a montadora japonesa adota a prática também no renovado S-Cross.
Mini Clubman
Outra marca que sempre lança tendência é a Mini. Os modelos da marca adotam pinturas multicoloridas há tempos. O Clubman até que está discreto no Salão, mas a personalidade é forte.
Fiat Mobi Mopar
Até o Mobi foi para o Salão com carroceria bicolor. Nesse caso, trata-se apenas de um conceito da Mopar, dividindo o carro em duas cores: preto da metade para cima e branco na parte de baixo.
Citroën Aircross BeachCrosser
O Aircross BeachCrosser é um dos vários conceitos espalhados pelo espaço da Citroën no Salão. Como o nome diz, é um modelo com inspiração praiana. O teto esverdeado confere aspecto moderno e aventureiro ao modelo.
Nissan Kicks
O Kicks chegou ao mercado fazendo sucesso, especialmente com carroceria cinza e teto laranja. Agora, a montadora está expondo no Salão um modelo preto com teto cinza.
Reanult Captur
O modelo, que já está em regime de pré-venda, também adota carroceria de duas cores. As entregas começam em fevereiro.
Honda Clarity
O Clarity é alimentado por células de combustível, que combinam oxigênio e hidrogênio para gerar eletricidade. Nada disso fica visível, mas o teto preto está lá, combinando com a carroceria branca.
Jeep Compass Limited
Na versão de topo com motor flexível, Limited, o Compass vem com teto preto.