Conteúdo patrocinado por Pirelli
Apesar de todas as inovações que ocorrem dentro dos carros para trazer maior comodidade ao motorista, são os contratempos do lado de fora, como um pneu furado, que tiram a tranquilidade e estragam a experiência de quem quer chegar bem e em segurança. Aí não há segredo, é essencial investir em uma camada extra de proteção contra esses imprevistos, seja para evitar paradas na beira da estrada, sob chuvas, ou se expor a lugares de risco.
É por causa desse tipo de conveniência que a Pirelli tem apostado na Seal Inside, uma tecnologia de autovedação que permite ao carro continuar rodando mesmo após um furo no pneu, sem perda de pressão de ar. A tecnologia faz com que o pneu feche sozinho os furos de até 5 milímetros na banda de rodagem. E isso vale para todo tipo de carro, do mais antigo ao zero km. Trata-se de um avanço pioneiro na América Latina e seu impacto é substancial: a Seal Inside pode prevenir em até 85% os casos de perda de pressão por perfurações – esta é a razão de muitos acidentes.
“Isso tem sido um diferencial na rotina de quem se via obrigado a parar no acostamento de uma autoestrada, muitas vezes com a família e bagagens no carro, e em condições adversas, como debaixo de chuva e onde não há um local abrigado”, relata Fabio Magliano, gerente de Produtos de Carros da Pirelli para a América Latina.
A solução chegou ao Brasil há alguns anos pelas mãos da empresa e, até o momento, não há nada equivalente no mercado. De acordo com as pesquisas da companhia, justamente por elevar o padrão de segurança dos carros, a tecnologia tem aceitação unânime dos clientes brasileiros, o que se tornou o diferencial do produto.
“Temos casos que deixam isso bem evidente. Uma senhora que levava a neta à escola percebeu o valor que a inovação oferece por não precisar parar o veículo e olhar o furo no pneu, e ainda com a netinha na cadeirinha dentro do carro. Esse também era o receio de um pai cuja filha dirigia sozinha à noite para a faculdade”, Magliano relata. Como resultado, o gerente da Pirelli afirma que, em alguns casos, a preferência pelo pneu Seal Inside já está superior à registrada em relação aos que não oferecem essa tecnologia.
Os benefícios também são econômicos: a inovação foi pensada para dispensar trocas prematuras devido a pequenos furos e eliminar a necessidade de reparos de emergência na estrada.
“Na maioria dos casos, o motorista nem sequer percebe a perfuração”, lembra Magliano. “A tecnologia Seal Inside também traz outro benefício para o bolso: no combustível. Rodar sem a pressão adequada superaquece o pneu e exige que ele trabalhe muito mais, tornando-o mais difícil de rolar. Isso força o motor e aumenta o consumo de combustível. E se o pneu rodar devido à baixa pressão, ele pode ser ‘condenado’ antes do tempo”, complementa.
Como funciona?
O segredo está dentro do pneu! A massa vedante cobre toda a área da banda de rodagem e fecha furos automaticamente, aderindo e vedando ao redor de objetos perfurantes de até 4 milímetros. Se o objeto for removido ou se soltar, o material preenche a perfuração, bloqueando o vazamento de ar e impedindo a perda de pressão, mesmo em perfurações que ultrapassem a carcaça. Isso ocorre rapidamente, assegurando que o pneu se repare automaticamente sem comprometer a estabilidade e a aderência à estrada. Consequentemente, não há um limite específico para a quilometragem que esse pneu pode percorrer.
A tecnologia Seal Inside é compatível com diversas linhas de produtos, incluindo todas as da Scorpion e Cinturato, e pode ser aplicada em pneus com aros a partir de 16 polegadas, sem a necessidade de aros especiais ou de um sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).
A massa vedante é inserida no pneu ainda em sua fase crua, ou seja, antes da vulcanização. Esse é um diferencial exclusivo da Pirelli, já que a marca é a única a adotar essa forma de produção. “O processo assegura que o material fique uniformemente distribuído ao longo de toda a circunferência do pneu, evitando variações na espessura que poderiam causar desequilíbrio. E devido ao revestimento isolante de nylon, o material não corre risco de sofrer qualquer tipo de contaminação, sujidade ou dano, mesmo quando parado em estoque”, reforça Magliano.
Além disso, durante revisões ou serviços de alinhamento e balanceamento, eventuais perfurações nos pneus com essa tecnologia devem ser resolvidas com o reparo definitivo. O conserto completo envolve retirar o mousse da zona da perfuração e realizar um procedimento padrão, como em qualquer pneu convencional. A Pirelli recomenda esse tipo de reparo para evitar que um objeto preso cause danos maiores por movimento contínuo durante o uso.
Maior durabilidade com a Seal Inside
Além de se autovedar, a Seal Inside oferece a vantagem de uma possível maior durabilidade em comparação com pneus convencionais, já que reduz significativamente a necessidade de trocas prematuras por furos ou danos que causariam perda de pressão.
Os pneus Pirelli com essa tecnologia possuem a mesma estrutura dos modelos convencionais, permitindo seu uso conjunto no mesmo veículo, sem qualquer diferença no prazo de validade. “Além disso, a durabilidade do composto da tecnologia Seal Inside é superior à do pneu. Mesmo após anos de uso, a massa vedante preserva a mesma textura e a densidade de quando foi fabricada, garantindo a sua eficiência e funcionalidade durante toda a vida útil do pneu”, Magliano conclui.