Ana Carolina Bilatto, especial para o Jornal do Carro

28/06/2023 - 4 minutos de leitura.

Pneu careca dá multa e pontuação na CNH, além da retenção do veículo; entenda

O estado do pneu do veículo pode resultar em multa e pontuação na carteira de motorista e, em alguns casos, até a retenção para regularização

Pneu careca eleva o risco de aquaplanagem e perda de controle dos veículos Crédito: Continental/Divulgação

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Ter um carro exige uma série de responsabilidades. É necessário considerar a documentação – como, por exemplo, IPVA, licenciamento e multas. Bem como a manutenção do veículo, abastecimento, seguro, entre outros custos. Pois o pneu é um desses itens elementais para garantir o funcionamento pleno e seguro nos carros, motos, caminhões ou até mesmo nas bicicletas. Afinal, os pneus são o principal ponto de contato com o solo.

Por isso, um pneu novo ou em um bom estado de conservação aumenta razoavelmente a segurança, e melhora, portanto, a estabilidade e o poder de frenagem aos carros. Da mesma forma, o pneu careca perde a aderência no asfalto, assim como reduz a capacidade de frenagem e as respostas em manobras, sobretudo em pisos mais escorregadios. Assim, aumenta-se o risco de aquaplanagem, que é quando os pneus perdem o contato e deslizam sobre a camada de água.

Continental/Divulgação
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Pneu careca é infração grave no CTB

Dessa forma, o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que é infração grave quando o motorista “conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante”. Ou quando o veículo se encontra “em mau estado de conservação, comprometendo a segurança”. Além de resultar em multa de R$ 195,23, e adição de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). E há risco de retenção do veículo até a sua regularização.

Seja como for, o pneu tem prazo de validade, que consta nas laterais das bandas de rodagem. Porém, algumas empresas costumam oferecer garantia de cinco anos, em média. Portanto, além de verificar a marcação do TWI, vale verificar o ano de fabricação do pneu.

Como avaliar o estado do pneu?

Entre os sulcos da banda de rodagem dos pneus há uma marcação chamada de TWI (Tread Wear Indicator), que indica o desgaste da borracha. Ou seja, essa marcação indica que a profundidade da banda de rodagem está ficando menor que 1,6 mm. Assim, caso os sulcos do pneu já estejam alinhados com o TWI, então é o momento de trocá-lo.


Em segundo lugar, se o pneu estiver com algum rasgo ou bolha, é indicada a substituição imediata. Essas avarias, que são muito comuns, aumentam significativamente o risco de acidentes, e são perigosas para o motorista e seus passageiros.

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