Nícolas Borges
A busca pela redução do consumo de combustíveis fósseis, como gasolina e diesel, vai bem além do desenvolvimento de motores mais econômicos, por exemplo. Fundamental em qualquer automóvel, o pneu é fabricado com vários derivados do petróleo. É essa dependência que a japonesa Yokohama quer diminuir com um processo de produção que inclui óleo de casca de laranja. Chamado de Eco Racing, o novo pneu estreou nas pistas brasileiras em março, na primeira etapa da Porsche GT3 Cup (foto).
“Nesses pneus de competição, nós conseguimos reduzir em 20% o uso de derivados de petróleo”, afirma o diretor de Marketing da Yokohama, Wagner Fernandes dos Santos. Segundo ele, o óleo de laranja substitui produtos oriundos do petróleo que compõem a borracha sintética, um dos ingredientes na fabricação. “Em pneus para carros de passeio, a redução pode ser de até 80%, ao combinar outras substâncias naturais”, diz. Desde o ano passado, a marca oferece essa tecnologia “cítrica” em mercados como EUA e Japão. “Aqui no Brasil, ele deverá chegar no meio de 2012”, prevê Santos.
Além da vantagem ecológica, o novo pneu tem qualidades dinâmicas. “O óleo de laranja modera a degradação, pois mantém uma melhor aderência mesmo em temperaturas altas”, explica o gerente técnico da Yokohama, Moises Rioseco.