
Os policiais de Miami estão travando uma luta contra o aplicativo de trânsito Waze, de propriedade do Google. Centenas de oficias da polícia local estão baixando o aplicativo para tentar zerar ou confundir todas informações de localização de viaturas na cidade.
A afiliada local da rede de TV NBC diz que os oficiais estão inundando o Waze com informações falsas sobre suas atividades, em uma tentativa de tornar a informação do app menos útil para os motoristas.
“Divulgar a localização dos policiais nos coloca em risco, coloca o público em risco, porque vai provocar encontros mais mortais entre policiais e suspeitos”, afirma o sargento Javier Ortiz, presidente da Ordem Fraternal da Polícia de Miami.
Alguns policiais acreditam que a informação precisa poderia ser usada por criminosos para realizar ataques, como o que, em dezembro, matou os polícias de Nova Iorque Wenjian Liu e Rafael Ramos em uma emboscada.
Uma porta-voz do Waze, Julie Mossler, disse que o app poderia realmente ajudar a melhorar a segurança no trânsito, pois incentiva os motoristas a desacelerar. “A maioria dos usuários tende a dirigir com mais cuidado quando acreditam que um oficial da lei está próximo”.