Em meados do mês passado, números prévios da Fenabrave apontavam que a Fiat Strada vinha comendo poeira, afinal, seus emplacamentos estavam menores do que os registrados pelo Hyundai HB20. Agora, no entanto, no fechamento dos mais vendidos do mês de outubro, outro hatch aparece na liderança da disputa. O Volkswagen Polo, mais uma vez, se consagra como o modelo mais comprado entre todos os automóveis e comerciais leves do País.
Em números, enquanto o Polo somou quase 15 mil unidades, a Strada emplacou 14.642, desbancando, assim, o Hyundai HB20, que ficou na terceira posição, com seus 10.795 emplacamentos. Em quarto e quinto da lista vêm, respectivamente, Fiat Argo e Volkswagen T-Cross. Este último, aliás, repete o feito de setembro, como o SUV mais vendido do Brasil.
Ao contrário do que mostrava a prévia, contudo, o Chevrolet Onix ficou de fora do top five. Por outro lado, outro Chevrolet manteve o posto nas últimas semanas: o Tracker, que permaneceu em sétimo lugar do ranking.
Creta em alta
Ainda falando em SUV, parece, mesmo, que o facelift do Hyundai Creta deu resultado. Conforme o Jornal do Carro explicou no lançamento do modelo (no mês passado), mesmo com reclamações quanto ao seu visual, o utilitário da fabricante sul-coreana é o veículo mais vendido do varejo no acumulado do ano. E, com o redesenho, o resultado, em síntese, promete ser ainda melhor. Afinal, no ranking, subiu duas posições de setembro para outubro. Assim, passou a figurar no no top ten dos automóveis e comerciais leves.
Sem surpresas
Entre o 14º e o 20º posto, a princípio, nota-se apenas mais do mesmo. Afinal, a Fiat Toro (14º) continua como a picape intermediária mais vendida do mercado. O Jeep Compass (16º) permanece como o SUV médio mais emplacado no País, bem como o Fiat Cronos (17º) é o mais negociado entre os sedãs, deixando o GM Onix Plus, novamente, para trás. A Toyota, todavia, vem com Corolla Cross (18º) e Hilux (19º) como, respectivamente, o eletrificado e a picape média mais registrados no período. O BYD Dolphin Mini (32º) foi, por fim, o queridinho entre os elétricos.
Ranking dos 50 carros mais vendidos em outubro de 2024:
1º) Volkswagen Polo: 14.969
2º) Fiat Strada: 14.642
3º) Hyundai HB20: 10.795
4º) Fiat Argo: 9.265
5º) Volkswagen T-Cross: 9.176
6º) Chevrolet Onix: 8.868
7º) Chevrolet Tracker: 6.841
8º) Nissan Kicks: 6.610
9º) Fiat Mobi: 6.504
10º) Hyundai Creta: 5.988
11º) Volkswagen Nivus: 5.772
12º) Volkswagen Saveiro: 5.620
13º) Honda HR-V: 5.445
14º) Fiat Toro: 5.438
15º) Jeep Renegade: 5.215
16º) Jeep Compass: 5.043
17º) Fiat Cronos: 5.029
18º) Toyota Corolla Cross: 4.806
19º) Toyota Hilux: 4.736
20º) Chevrolet Onix Plus: 4.614
21º) Renault Kwid: 4.272
22º) Hyundai HB20S: 4.256
23º) Fiat Fastback: 4.114
24º) Caoa Chery Tiggo 7: 4.044
25º) Ford Ranger: 3.817
26º) Toyota Corolla: 3.785
27º) Fiat Pulse: 3.268
28º) Volkswagen Virtus: 3.210
29º) Renault Kardian: 3.062
30º) Toyota Yaris Hatch: 2.912
31º) Chevrolet Montana: 2.837
32º) BYD Dolphin Mini: 2.808
33º) Chevrolet Spin: 2.744
34º) Chevrolet S10: 2.660
35º) RAM Rampage: 2.370
36º) Fiat Fiorino: 2.252
37º) Toyota Yaris Sedan: 2.185
38º) Renault Duster: 2.005
39º) Citroën C3: 1.982
40º) Toyota SW4: 1.929
41º) GWM Haval H6: 1.927
42º) Honda City Hatch: 1.843
43º) Jeep Commander: 1.807
44º) Peugeot 2008: 1.747
45º) Volkswagen Taos: 1.741
46º) Honda City Sedan: 1.580
47º) Caoa Chery Tiggo 8: 1.282
48º) BYD Song Plus: 1.222
49º) Renault Master: 1.191
50º) Renault Oroch: 1.146
Siga o Jornal do Carro no Instagram!