Dois segmentos icônicos do mercado automotivo estão cada vez mais em desuso: conversíveis e peruas. É tanto que, recentemente, a Volkswagen afirmou que deixará de atuar nessa categoria. Por aqui a decisão não fará a menor diferença, afinal, a marca não tem nenhum dos dois tipos de carros no portfólio.
E há dois motivos distintos. As station wagons, em síntese, foram deixadas de lado pelo público por conta dos SUVs. Já os descapotáveis são extremamente caros (não há opção abaixo de R$ 500 mil) e geram insegurança em um País tão violento como o Brasil. Por isso, pouquíssimas unidades de ambas as categorias restam por aqui.
Peruas
Conforme publicou o Jornal do Carro há poco mais de uma semana, apenas duas opções de peruas 0km sobraram no Brasil. Ambas, aliás, pertencentes ao mercado de luxo. Com menor coeficiente de arrasto, as station wagons têm dirigibilidade melhor quando comparadas aos SUVs. Por conta da maior estabilidade (têm centro de gravidade mais baixo), as peruas apresentam rolagem de carroceria mais acentuada. Seja como for, na categoria sobraram apenas Audi RS6 Performance e Porsche Taycan 4 Cross Turismo.
O primeiro, tem visual agressivo e abuso dos tons pretos pela carroceria. Sai por R$ 1.251.990. Pelo montante, contudo, oferece o insano motor 4.0 V8 biturbo, com 630 cv de potência. O torque é de absurdos 86,6 mkgf. Quem comanda os trabalhos é o câmbio Tiptronic de 8 marchas, junto do famoso sistema de tração integral Quattro. De 0 a 100 km/h leva só 3,4 segundos e tem velocidade máxima de 280 km/h.
Já o Porsche Taycan Cross Turismo, que pertence ao mesmo Grupo Volkswagen que também faz parte a Audi RS6 Avant Performance, tem outra proposta. Além de não ser uma perua com design convencional, tem motorização elétrica. Com preços entre R$ 920 mil e R$ 1,225 milhão, dependendo da configuração, tem dois propulsores movidos a energia com potências entre 435 cv e 884 cv. Neste último, no entanto, vai de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos. E tem 250 km/h de velocidade máxima. De acordo com o Inmetro, o modelo tem autonomia entre 241 km e 425 km.
Conversíveis
A opção conversível do BMW Série 4 é, atualmente, o modelo mais barato da categoria no Brasil, substituindo o Mini Cooper Cabrio. O 420i Cabrio M Sport custa R$ 503.950 e vem equipado com o motor 2.0 turbo de 184 cv, câmbio automático de oito marchas, bem como a capacidade de operar a capota até 50 km/h.
Na Porsche, existe a família 911 conversível. No total, são quatro modelos distintos. A lista fica assim: 911 Carrera Cabriolet, 911 Carrera T Cabriolet, 911 Carrera S Cabriolet e 911 Carrera GTS Cabriolet. Os preços partem de R$ 920 mil na primeira opção, que tem motor 3.0 seis cilindros turbo e 394 cv de potência. A velocidade máxima fica em 291 km/h.
Para quem quer algo mais “em conta”, tem o 718 Boxster, que custa R$ 555 mil e tem motor de 300 cv. Chega a 275 km/h de velocidade máxima. Na mesma linha 718, tem a opção do Spyder RS, que ultrapassa R$ 1 milhão. Mais precisamente, a marca alemã o comercializa por R$ 1.237.624. Exalando esportividade, vem com o propulsor 4.0 boxer de seis cilindros e 500 cv. Vai de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e chega a 308 km/h de velocidade máxima.
Mercedes
O Mercedes-AMG SL 63 S E-Performance tem preço salgado. Não sai por menos de R$ 1.689.900, de acordo com o site da Mercedes-Benz. O esportivo – descendente direto do 300 SL “Asa de Gaivota”, de 1952 – é um conversível 2+2, projetado com estrutura de alumínio leve. Oferece tração integral AMG Performance 4MATIC+ e o sistema AMG Dynamic Select, que permite ao motorista escolher entre oito modos de condução. Equipado com tecnologia híbrida plug-in inspirada na Fórmula 1, combina um motor 4.0 V8 biturbo AMG com um motor elétrico síncrono de imã permanente no eixo traseiro, capaz de gerar 204 cv. Potência combinada: 816 cv. Faz 0 a 100 em apenas 2,9 segundos tem máxima de 217 km/h.
Ferrari e outras marcas
Com as versões conversíveis de Chevrolet Camaro e Jaguar F-Type de fora do mercado, restou ao cliente optar por marcas premium de luxo para comprar seus conversíveis zero km. Assim, destaque para a italiana Ferrari, com Roma Spider, SF90 Spider e 296 GTS. Ademais, a lista tem nomes como Lamborghini Huracán EVO Spyder, Maserati MC20 Cielo, os Bentley Verbasco e Continental GT Conversível e, por fim, Aston Martin Vantage Roadster.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!