Colocar os filhos dentro do carro e cair na estrada é um dos programas preferidos da família Prade. “É um jeito bacana de reunir todo mundo. Vamos conversando, brincando. Pode ser cansativo, mas é sempre divertido”, diz a psicóloga Cristiane Prade, mãe de Theo e Nina e casada com o músico Alexandre.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
Quem viaja tem de estar atento a tudo o que pode enfrentar na rodovia e dentro do próprio carro. O chefe do departamento de medicina de tráfego ocupacional da Abramet, doutor Dirceu Rodrigues Alves Junior, recomenda que as viagens ocorram sempre no período diurno. O trajeto deve ser interrompido a cada duas horas para que os ocupantes façam uma pausa, se alimentem e estiquem as pernas.
Viajar com crianças a bordo, como é o caso da família Prade, requer cuidados em dobro. “Muitas ficam impacientes e até estressam o motorista, fazendo-o acelerar. É interessantes que os pais façam atividades e brincadeiras dentro do veículo”, orienta o médico, reforçando que os equipamentos de segurança devem estar em dia. “Cadeirinha e banco de elevação são itens importantes e obrigatórios”, diz.
PREFIRA FAZER VIAGENS DIURNAS
Pegar estrada à noite requer maior concentração. Os faróis dos veículos na direção contrária podem prejudicar a visão do motorista.
REVEZE A DIREÇÃO EM LONGOS TRAJETOS
Ter um acompanhante que seja capaz de assumir o volante em algum momento faz da viagem algo menos cansativo.
NÃO GUIE POR MAIS DE SEIS HORAS
A chance de se envolver em um acidente após muitas horas na direção pode triplicar.
PROCURE PARAR O CARRO A CADA DUAS HORAS
A pausa é válida para que motorista e passageiros alonguem as pernas, façam um lanche e descansem por algum tempo.
VISTA ROUPAS LEVES E CONFORTÁVEIS
Motorista e passageiros devem usar peças confortáveis, ainda mais com a proximidade do verão. A bordo, não se esqueça de levar uma garrafa com água.
NÃO TENHA PRESSA
A viagem deve ser algo prazeroso. Você está passeando, tente não se estressar. Respeite as regras de trânsito.
AO SENTIR SONO, PARE O CARRO
Se o motorista percebeu cansaço, é o momento de parar o carro e dormir.