O Porsche 718 Boxster mudou de geração. Na versão GTS, topo de linha, o motor turbo de quatro cilindros substituiu o seis-cilindros. Nem por isso o modelo deixou de ser um esportivo “raiz”.
Muito pelo contrário. Esportividade é a essência desse conversível com teto de lona. Ela está em todos os aspectos: no motor boxer, na posição de guiar grudada no chão e na tração traseira.
Mais que isso, se manifesta na posição do motor do Porsche 718 Boxster GTS. Ele é central traseiro.
GALERIA: 45 CARROS QUE ESTREARAM NO SALÃO DO AUTOMÓVEL
Caoa Chery Tiggo 5x
Novato chega às concessionárias em dezembro, com motor 1.5 turbo de 150 cv. O porta-malas leva 340 litros. (Foto: Thiago Lasco/Estadão)
Ferrari 488 Pista
A versão mais esportiva da 488 GTB tem motor V8 de 720 cv, o mais potente já feito pela marca (Foto: José Patrício/Estadão)
Suzuki S-Cross
Recentemente renovado, tem duas opções de motor gasolina: um 1.6 aspirado de 126 cv e um 1.4 turbo de 146 cv. Ambas possuem câmbio automático de seis marchas. (Foto: José Patrício/Estadão)
VW GTS Concept
Símbolo de esportividade desde meados dos anos 1980, a sigla GTS prepara sua volta às concessionárias VW. Desta vez, o hatch Polo e o sedã Virtus serão os modelos contemplados com a nova versão. (Foto: José Patrício/Estadão)
Hyundai Sonata Hybrid
O sedã, que usa a mesma base do Kia Optima, apareceu na feira em versão híbrida. Não há planos de venda no Brasil. (Foto: José Patricio/Estadão)
Caoa Chery Tiggo 7
Com lançamento em janeiro de 2019, novo SUV tem cabine caprichada, com itens como ar-condicionado de dupla zona e bancos dianteiros com aquecimento. (Foto: Thiago Lasco/Estadão)
Suzuki Jimny
A nova geração do jipinho chega no segundo semestre de 2019 em três versões, com motor 1.5 e câmbio automático de quatro marchas. (Foto: José Patrício/Estadão)
Porsche Macan
O modelo de maior sucesso da marca foi ganhou entradas de ar frontais e laterais mais largas, novo conjunto ótico e lanternas unidas por uma faixa central luminosa. O motor 2.0 turbo gera 252 cv. (Foto: José Patrício/Estadão)
BMW Z4
A nova geração do Z4 virá ao Brasil na configuração de topo, com motor 3.0 de seis cilindros e 340 cv e câmbio automático de oito marchas. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)
Ford Territory
Feito para o mercado chinês, o SUV médio Territory veio ao País para testar sua receptividade com o público. Ele deve ser produzido aqui no segundo semestre de 2019. Com porte próximo ao de um Jeep Compass, o modelo ficará acima do EcoSport na gama de SUVs da Ford. (Foto: José Patricio/Estadão)
Mercedes Project One
O hiperesportivo da Mercedes usa um motor V6 1.6 turbo e quatro motores elétricos. O conjunto produz mais de 1.000 cv. Como gira a mais de 11 mil rpm, o motor V6 precisa ser reconstruído a cada 50 mil km. (José Patricio/Estadão)
Subaru WRX STi
Recentemente reestilizado, o sedã nervosão da Subaru usa um motor 2.5 de 310 cv, com tração integral e câmbio manual de seis marchas. (Foto: José Patricio/Estadão)
Protótipos da Honda
Os conceitos Urban EV Concept (em primeiro plano) e NeuV servirão de inspiração para o modelo elétrico que a Honda lançará na Europa em 2019 e no Japão no ano seguinte. (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)
BMW Série 8
O novo esportivo de luxo da BMW será importado em meados de 2019. Virá na versão M850i, com motor V8 de 4,4 litros biturbo de 530 cv e 75,5 mkgf. (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)
Audi Q8
Espécie de irmão maior e mais luxuoso do Q7, o Q8 chega ao Brasil no ano que vem, com motor 3.0 V6 de 340 cv. O conjunto é auxiliado por um sistema elétrico de 48 volts, que dá uma “ajudinha” ao V6. (Foto: Werther Santana/Estadão)
Lamborghini Huracán Performante Spyder
Tudo neste conversível é de impressionar, a começar pelos números. Seu motor V10 de 5,2 litros rende 640 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos e chega a 325 km/h. (Foto: José Patrício/Estadão)
Lexus UX
A marca de luxo da Toyota trará este SUV compacto para brigar com Mercedes GLA e BMW X1, entre outros. Os preços ficarão entre R$ 170 mil e R$ 210 mil. (Foto: José Patricio/Estadão)
Caoa Chery Arrizo 5e
Lançado neste mês, o Arrizo 5 tem espaço interno enorme e preço de sedã compacto. A versão 5e, elétrica, é uma possibilidade real para o futuro - tudo vai depender do avanço da infraestrutura do País para esse tipo de veículo. (Foto: Thiago Lasco/Estadão)
Mitsubishi Eclipse Cross
O Eclipse será montado na fábrica da marca em Catalão (GO) na mesma configuração importada do Japão, com motor 1.5 turbo. A produção começa no segundo semestre de 2019. (Foto: José Patricio/Estadão)
Caoa Chery eQ1
Este elétrico pra lá de compacto (leva apenas o motorista e um carona) veio só para provocar os brasileiros. A aposta para o nosso mercado é no eQ, versão eletrificada do conhecido QQ. (Foto: Thiago Lasco/Estadão)
Porsche 911 GT3 RS
Esportivo de rua com DNA de pista, o 911 GT3 RS está desembarcando no Brasil por R$ 1.242.000. Ele precisa de apenas 3,2 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. Foto: José Patrício/Estadão
Honda Accord
Com visual atualizado, o sedã Accord estreia conjunto mecânico inédito: motor VTEC 2.0 turbo de 252 cv com injeção direta de combustível e câmbio automático de 10 marchas. Parte de R$ 199.990. (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)
Hyundai Azera
A sexta geração do sedã de luxo Azera deve chegar no início do ano. Com motor 3.0 V6 de 261 cv, ele traz carregador de celular por indução (sem fio), faróis e lanternas de LED, controle de velocidade adaptativo e frenagem automática. (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)
Chevrolet Bolt
Com motor elétrico de 200 cv, o Bolt EV será lançado no País em 2019, em duas versões. Os preços partem de R$ 175 mil. (Foto: Werther Santana/Estadão)
BMW Série 3
A nova geração do sedã Série 3 chegará ao Brasil em 2019. Primeiro virá da Alemanha, e passará a ser nacional no segundo semestre. A primeira versão a chegar deve ser a de topo, 330i, que está no Salão. (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)
VW I.D. Crozz
Meio crossover, meio cupê, meio difícil de definir, esse conceito é um embrião do carro 100% elétrico que a Volkswagen prepara até 2020. Arrojado, tem autonomia de 500 km. (Foto: José Patricio/Estadão)
Nissan Frontier Sentinel
A picape - que na linha 2019 passou a ser trazida da Argentina e não mais do México - apareceu no Salão em uma versão conceitual, feita para ajudar em resgates em condições difíceis. (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)
Fiat Fastback
Única novidade no estande da Fiat, esse exercício de estilo dá algumas pistas de como será o futuro SUV derivado da picape Toro. Foto: José Patricio/Estadão
Ferrari Portofino
A sucessora do modelo California T tem motor de 600 cv e preço no Brasil de R$ 2,4 milhões. (Foto: José Patrício/Estadão)
Rolls-Royce Cullinan
Estreia da Rolls-Royce no segmento dos SUVs, o Cullinan tem motor V12 biturbo de 6,75 litros e 567 cv. No Brasil, o modelo de alto luxo custará R$ 4,4 milhões. (Foto: José Patrício/Estadão)
Lamborghini Urus
SUV mais potente do segmento, o Urus tem um motor V8 biturbo de 4,0 litros, capaz de produzir 650 cv. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, com velocidade máxima de 305 km/h. (Foto: José Patrício/Estadão)
Toyota Yaris Way
O hatch Yaris acaba de ganhar sua versão de apelo aventureiro, equipada com motor 1.5 de 110 cv. (Foto: Werther Santana/Estadão)
Audi RS4
A quarta geração da perua, que tem motor 2.9 V6 biturbo de 450 cv e 60 mkgf, chegará às concessionárias Audi em março de 2019. (Foto: Werther Santana/Estadão)
Chevrolet Camaro
O Camaro passou por algumas mudanças no visual, mas a maior mudança foi mecânica. O V8 de 6,2 litros se mantém inalterado, com 461 cv, mas agora a transmissão é automática de dez marchas, ante a de seis do modelo anterior. (Foto: Werther Santana/Estadão)
Volkswagen T-Cross
Modelo chega em março de 2019, com os mesmos motores turbo que equipam Polo (1.0 TSI) e Golf (1.4 TSI). Visual atraente e bom recheio de equipamentos são suas principais armas. (Foto: José Patrício/Estadão)
Hyundai Saga EV
O SUV elétrico tem motor de 204 cv que roda até 470 km com uma única carga de bateria. Desenvolvido pela Hyundai nos EUA apenas para o Salão de São Paulo, o conceito antecipa linhas que poderão ser vistas na próxima geração do HB20, que chega em 2019. (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)
Renault Symbioz
No estande da Renault, só dá ele. Em testes há cerca de um ano, o protótipo elétrico Symbioz tem sistemas de condução autônoma nível 4 (na qual o carro já consegue rodar com autonomia sem depender da interferência do condutor, que só precisa assumir o volante em situações específicas). (Foto: José Patricio/Estadão)
Kia Stonic
O SUV médio virá do México em 2019, para enfrentar HR-V, Creta e Kicks. Deverá ter o motor 1.6 flexível do Cerato, com preço na faixa de R$ 100 mil. (Foto: Werther Santana/Estadão)
Volkswagen Tarok
Provável revelação mais importante do Salão deste ano, a picape Tarok está praticamente pronta. Com visual descolado, cabine dupla e tração integral, ela tem forte munição para neutralizar a Fiat Toro. (Foto: José Patricio/Estadão)
AMG GT de quatro portas
Que tal um carro de corrida que pode levar sua família para fazer compras (em shoppings de luxo, é claro)? Essa é a proposta da nova versão de quatro portas do cupê esportivo AMG GT 63 S, da Mercedes-Benz. Por baixo da aparência algo mansa, há um nervoso 4.0 V8 biturbo que gera 639 cv e 91,8 mkgf. (José Patricio/Estadão)
Renault Zoe
Depois de uma etapa inicial sendo vendido apenas a empresas, o elétrico francês Zoe agora está disponível para compra por pessoa física, por R$ 149.000. Ele tem autonomia de 300 km e consegue recarregar 80% d abateria em 1h40. (Foto: José Patricio/Estadão)
Nissan Leaf
Protagonista da primeira onda de elétricos à venda no Brasil, o Leaf já pode ser encomendado, por R$ 178.400, com entregas a partir de junho de 2019. (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)
Jeep Wrangler
Principal novidade da Jeep, a nova geração do Wrangler chega às lojas no primeiro trimestre de 2019. Com novo motor 2.0 turbo a gasolina de 273 cv, ele virá em três versões: Sport (duas portas), Sahara (quatro portas) e Rubicon (quatro portas). (Foto: José Patricio/Estadão)
Ford F-150 Raptor
Picape mais vendida do mundo, a F-150 veio ao Salão paulista em sua versão esportiva, Raptor. (Foto: Werther Santana/Estadão)
Vídeo do Porsche 718 Boxster GTS
No vídeo acima, a jornalista Rafaela Borges, editora assistente do Jornal do Carro, mostra o Porsche 718 Boxster em detalhes.
- Leia mais notícias sobre carros
- Inscreva-se no canal do Jornal do Carro
- Confira o vídeo do novo Panamera GTS
Confira a inusitada posição dos dois porta-malas, os detalhes que diferenciam a versão GTS e o sistema de fechamento do carro.
Você verá também como o carro anda, nas retas e curvas. E, principalmente, o ronco gostoso (e nada artificial) do motor. Ele parece ser bem mais que um quatro cilindros.
Ficha técnica – Porsche 718 Boxster GTS
Preço sugerido – R$ 480 mil
Motor – 2.5, quatro cilindros, boxer, turbo, gasolina
Potência – 365 cv a 6.500 rpm
Torque – 43,9 mkgf de 1.900 a 5.500 rpm
Potência específica – 142,2 cv/l
Taxa de compressão – 9,5:1
Rotação máxima – 7.500 rpm
Câmbio – Automatizado, 7 marchas, duas embreagens
Tração – traseira
Direção – eletromecânica
Suspensão – McPherson na dianteira e traseira, de alumínio
Freios dianteiros – discos ventilados de 330 mm
Freios traseiros – discos ventilados de 290 mm
Rodas – 20 polegadas
Comprimento – 4,38 metros
Altura – 1,27 metro
Largura – 1,8 metro
Entre-eixos – 2,47 metros
Peso – 1.405 quilos
Capacidade de bagagem – 275 litros (150 l na frente e 125 l atrás)
FONTE: PORSCHE