O modelo mais icônico da Porsche é o 911, em especial sua versão Turbo, que completa 50 anos em 2024, com direito a uma edição exclusiva, em comemoração ao fato. Feito para aparecer durante a Monterey Car Week deste ano, o Porsche 911 Turbo 50 Years será, certamente, uma versão de colecionador. Assim, serão apenas 1.974 unidades produzidas, em referência ao primeiro ano de produção do modelo.
Baseada na versão Turbo S, apresentada em 2019, a ’50 Years’ tem itens exclusivos inspirados nas primeiras unidades feitas ainda na década de 1970. Além disso, uma cor nova e especifica para o modelo, chamada ‘Turbonit’ aparece em detalhes como a tampa do porta-malas, do tanque de combustível e no emblema da Porsche.
Nas laterais, gráficos remetem ao Porsche 911 RSR Turbo, cuja primeira aparição ocorreu em 1973. Itens como asa traseira, a seção traseira inferior e as molduras das entradas de ar usam a cor cinza antracite, além do emblema dourado. Ao abrir a porta, um projetor de LED ilumina um turbocompressor, em referência ao diferencial do modelo.
Sob o capô não há mudanças
Contudo, sob o capô, não há novidades. Por lá, continua o motor boxer biturbo de 3.7 litros, com 650cv e 81,6 mkgf de torque, junto da transmissão de dupla embreagem de oito velocidades e tração integral. Há também a suspensão esportiva Porsche Active Suspension Management, e o sistema de elevação no eixo dianteiro.
Por dentro, os detalhes permanecem inspirados no passado do modelo Turbo. Nos bancos, o padrão tartan McKenzie nos tecidos, presente também nas portas, remetem aos primórdios das versões mais potentes da linha. Além disso, nas portas, uma soleira iluminada apresenta a inscrição “Turbo 50”, e acima do porta-luvas, uma placa de aniversário em alumínio mostra o número individual da edição limitada. Há também um relógio analógico Porsche Design Subsecond no painel de instrumentos, por exemplo.
Porsche 911 Turbo 50 Years já pode ser encomendado
Para os interessados no exclusivo modelo, encomendas já podem ser feitas, com efeito imediato, a preços a partir de 274.000 euros (mais de R$ 1,6 milhão), incluindo IVA e equipamento específico do país. Por fim, as entregas estão previstas para o fim de 2024, e o modelo pode ser visto na exposição especial “Beyond Performance – 50 Years of Porsche Turbo” no museu da marca em Stuttgart-Zuffenhausen.
O Jornal do Carro também está no Instagram!