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Porsche mostra conceito que celebra 50 anos nas corridas
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Porsche mostra conceito que celebra 50 anos nas corridas

Conceito Porsche 917 é uma leitura moderna do 917 que estreou nas pistas há 50 anos

Redação

13 de mar, 2019 · 4 minutos de leitura.

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porsche 917
PORSCHE 917 CONCEPT.
Crédito:

A Porsche está preparando mais novidades para celebrar os 50 anos de participação em competições e do lendário protótipo 917. O modelo feito para as pistas e apresentado no Salão de Genebra, na Suíça, há cinco décadas, acaba de ganhar uma releitura moderna.

O conceito, que não será produzido em série, traz para os dias atuais as linhas de um dos maiores sucessos da Porsche nas pistas. Criado por um pequeno grupo de engenheiros e projetistas, o protótipo fará parte de uma exposição que celebra os 50 anos do 917. A mostra ocorrerá no museu da Porsche, em Stuttgart, na Alemanha, de 14 de maio a 15 de novembro.

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Além do carro-conceito, os visitantes poderão ver de perto o 917 com chassi 001, que foi totalmente restaurado. Ao todo, serão expostos 14 carros, sendo dez exemplares do 917. Essa tropa soma 7.795 cv de potência.

Porsche 917 fez história

O Porsche 917 foi lançado em 1969 e no ano seguinte já venceu a 24 Horas de Le Mans. Na época, a carroceria era pintada de vermelho e branco. Em 1971, o carro alemão repetiu o feito na pista francesa.


Mas o carro ficou conhecido em todo o mundo pela pintura azul e laranja alusiva à Gulf Oil. Com as cores da companhia norte-americana do setor de petróleo, que patrocinava a equipe, o 917 ganhou diversas provas.

Ao longo dessas cinco décadas, a carroceria do 917 teve várias mudanças. A rabeira, por exemplo, foi alongada em algumas versões para aumentar a estabilidade do Porsche. Houve ainda opções abertas.


Entre as evoluções estão o 917/10 e 917/30 turbo, que transformaram o Porsche em uma lenda em diferentes campeonatos e provas ao redor do mundo. Durante o período em que competiu, o 917 teve três versões do motor de 12 cilindros em linha.

O primeiro tinha 4,5 litros e turbo. Sua evolução manteve o turbocompressor, mas a capacidade volumétrica subiu para 5 litros. Houve também um 5.0 naturalmente aspirado. Dependendo do tipo de preparação, a potência do motorzão chegava aos 1.500 cv.

Também em 1971, a Federação Internacional de Automobilismo fez mudanças nas regras dos campeonatos que organizava. Uma delas é que apenas carros com motores de menos de 5 litros poderiam competir. Com isso, a FIA decretou o fim do 917.


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