O Porsche 928 comemorou o 40º aniversário neste fim de semana, com festa na Alemanha. A comemoração foi no Oldtimer Grand Prix, um dos principais eventos de antigos do país, que ocorre no célebre circuito de Nürburgring.
Embora seja menos icônico que o 911, o 928 é uma lenda entre os fãs da marca. Foi o último modelo da categoria “gran turismo”, ou seja, com motor dianteiro, que a marca lançou antes do Panamera, e sua popularidade entre os colecionadores só faz crescer.
O modelo surgiu em 1977, com carroceria para quatro ocupantes e um motor V8 de tração traseira – o primeiro V8 feito pela Porsche. Com o passar dos anos, a capacidade cúbica do motor foi aumentando: de 4,5 litros em 1977, chegou a 5,4 litros em 1995, quando o modelo saiu de linha. Foram mais de 60 mil unidades vendidas nesses 18 anos.
Entre as preciosidades que a Porsche levou a Nürburgring, estão o inusitado protótipo de 928 quatro portas que abriria caminho para o Panamera, uma configuração conversível que nunca foi produzida e uma versão de corrida recentemente restaurada na Inglaterra.