Um dos carros mais icônicos da Porsche é o 959. O modelo foi considerado o primeiro superesportivo da história e é o primeiro da marca alemã. É o pai de modelos como Carrera GT e 918 Spyder.
Foram apenas 284 unidades produzidas e uma delas foi batida. Apesar disso, o exemplar atingiu o valor de US$ 467.500 em leilão durante o encontro de Peeble Beach, na Califórnia, nos Estados Unidos. Algo em torno de R$ 2 milhões por um carro batido.
Segundo a empresa de leilões, Meecum, o trailer que carregava o carro teria se soltado do veículo que puxava e colidiu contra uma árvore. Com o impacto, as tiras que seguravam o carro se soltaram e deixaram o carro livre para o estrago.
Entre os danos, além da frente arrebentada, perdeu a roda dianteira direira, o rotor do freio e a ponta de eixo. Apesar disso, ele é um exemplar com apenas 5.851 km no hodômetro. O modelo é da versão de “entrada” 959 Komfort. A raridade e a baixa quilometragem garantiram ainda assim o arremate do carro, que certamente poderá ser recuperado pela Porsche.
+ Curta o Jornal do Carro no Facebook
+ Avaliamos a nova geração do Cayenne
História do Porsche 959
O superesportivo tem um motor seis cilindros opostos de 2,9 litros, biturbo, que entrega 450 cv. A transmissão tem câmbio manual de seis marchas e tração integral com suspensão independente e ajustável.
Outros itens que o Porsche trazia quando foi lançado, em 1986, e que eram grandes evoluções para a época eram as rodas super leves de magnésio, monitor de pressão nos pneus, amortecedores coilover (com mola integrada no conjunto).
Vendidos na época por US$ 300 mil – em torno de R$ 1 milhão – o que na época era um absurdo de caro, cada exemplar do 959 deu prejuízo a Porsche, pois os custos de fabricação, pesquisa e desenvolvimento eram muito altos na época.