O fantasma do dieselgate não para no Grupo Volkswagen. O jornal alemão Der Spiegel afirma ter conseguido provar que o Porsche Cayenne diesel polui mais se testado em condições normais de uso.
A publicação teria contratado testes independentes do instituto alemão TUV Nord para avaliar os níveis de emissões em uma condição normal de uso e não apenas em um dinamômetro, como ocorre normalmente em testes para medir os poluentes que são lançados na atmosfera.
Segundo o chefe de testes do TUV Nord, Helge Schmidt, os níveis foram muito mais altos que os limites para esse tipo de carro. Com esses valores o carro não seria aprovado pelas autoridades para venda.
A Porsche se defendeu dizendo que os resultados “não são compreensíveis”, já que há uma série de fatores a serem levados em conta como a carga do motor, velocidade e temperatura, e que tudo isso afeta as emissões e o resultado.
O Porsche Cayenne com motor V6 3.0 turbodiesel é um dos modelos envolvidos no escândalo de 10 milhões de carros do grupo Volkswagen que continham um dispositivo que servia para enganar os testes de emissões de poluentes e permitiam que os carros poluíssem mais que o permitido por lei. As unidades envolvidas foram produzidas entre 2013 e 2016.