A Porsche divulgou as primeiras imagens do novo Cayenne topo de linha, o Turbo S E-Hybrid. O modelo foi apresentado nas versões SUV e SUV-Coupé. O modelo agora é a o Cayenne mais potente já produzido com 680 cv combinados.
Para chegar a estes dados, a Porsche combinou o V8 4.0 biturbo do Cayenne Turbo com um motor elétrico de 134 cv do Cayenne E-Hybrid. Com isso, ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. A velocidade máxima fica em 293 km/h.
O pacote de baterias de íons de lítio de 14,1 kWh pode ser recarregado a 100% em menos de 2h30 com um ponto de carga rápida de 240V e 50 Amperes. Em uma tomada convencional de 230V e 10 amperes, a bateria é recarregada em seis horas. Isso é suficiente para entregar autonomia de até 43 km e atingir velocidades de até 135 km/h apenas no modo elétrico.
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O motor elétrico fica alocado entre o V8 e a transmissão automática Tiptronic de oito velocidades. Os dois motores ficam conectados por um conjunto de embreagem que faz com que o V8 seja acionado quando necessário.
Entre os itens de série estão freios de composto de carbono e cerâmica, barras antirrolagem ativas e vetorização de torque no eixo traseiro. Ele traz ainda o pacote Sport Chrono, que adiciona volante multifuncional com o comando dos modos de condução (Hybrid Auto, Sport e Sport Plus) e controle de largada integrados.
Outros componentes do novo Cayenne são o controle dinâmico de chassi (PDCC), rodas de 21 polegadas de liga-leve, suspensão a ar com três câmaras de ajuste. Como opcionais há o eixo traseiro direcional e rodas de 22 polegadas.
Porsche Cayenne híbrido no Brasil
A Porsche iniciou a pré-venda do E-Hybrid no final de julho. O modelo custa R$ 435 mil e virá importado da Alemanha. As primeiras unidades da pré-venda chegam ao País em outubro.
O Cayenne E-Hybrid associa um motor V6 3.0 turbo a gasolina, de 340 cv, a um elétrico de 100 kW (o equivalente a 136 cv). A combinação desses motores entrega uma potência máxima de 462 cv. O torque é de 71,3 mkgf.
No modo elétrico, o Cayenne E-Hybrid pode rodar por até 44 km e atingir a velocidade máxima de 135 km/h. Usando os dois motores, ele acelera de 0 a 100 km/h em 5 segundos e atinge velocidade máxima de 253 km/h, limitada eletronicamente.