Entre as várias novidades da terceira geração do Cayenne, que chega ao Brasil no segundo semestre de 2018, há uma que pouca gente irá perceber. Trata-se de um novo revestimento feito de carboneto de tungstênio para os discos de freio. A tecnologia foi batizada de Porsche Surface Coated Brake (PSCB), ou freios com superfície revestida, em tradução livre.
A novidade consiste em uma espécie de cobertura feita com material altamente resistente, além de pastilhas desenvolvidas especialmente para atuar sobre esses discos. Segundo dados da marca alemã, essa tecnologia garante durabilidade até 30% maior ao conjunto em comparação com as peças de aço convencionais.
Outra vantagem é que, após cerca de 600 quilômetros rodados, a superfície dos discos fica polida e adquire visual espelhado (os “normais” tendem a ficar opacos). Além disso, o novo revestimento gera menos pó resultante do atrito entre disco e pastilhas. Com isso, as rodas permanecem limpas por mais tempo, ainda de acordo com informações da Porsche.
O PSCB é um equipamento de série da versão Turbo e opcional nas demais configurações do Cayenne. Para diferenciar o novo sistema do convencional, a marca adotou a pouco usual cor branca nas pinças – a tonalidade é fora do padrão para esse tipo de componente.
A marca manteve a oferta do sistema de freios com discos de carbonocerâmica como opção mais cara. Nos dois sistemas há pinças com dez pistões nas rodas da frente e quatro nas de trás.
FREIO AERODINÂMICO
Outra novidade da Porsche no Cayenne de terceira geração é o defletor de ar móvel na tampa traseira, que atua também na frenagem.
O sistema tem quatro estágios: acima de 160 km/h, o spoiler sobe seis graus, para aumentar a pressão aerodinâmica sobre o eixo traseiro e, assim, melhorar a estabilidade. Com o modo esportivo ativado (Sport Plus), ele se eleva em 12,6°.
Se o teto solar estiver aberto, o spoiler sobe 19,9° acima de 160 km/h, para compensar a turbulência. Por fim, na posição “Airbrake”, o defletor sobe 28,2° se o Cayenne for freado acima de 170 km/h.
Em frenagens iniciadas a 250 km/h, a Porsche informa que o dispositivo é capaz de reduzir a distância de parada em cerca de dois metros.
Veja também: Carros que parecem ter saído de filmes
ALFA ROMEO DISCO VOLANTE SPYDER TOURING 2016
Alguns carros têm o visual tão marcante que poderiam estar em algum filme, não importa o gênero. Esse belíssimo Alfa Disco Volante, por exemplo, não poderia estar em algum filme retrofuturista? Ou então nas mãos de um 007 durante uma perseguição por estradas montanhosas na Itália?
SPYKER C12 LA TURBIE 2006
Uma das muitas versões do primeiro Spyker, C12 La Turbie tem visual inspirado na aviação e poderia muito bem ser o carro de um super herói de quadrinhos.
ZENVO ST1 2010
.
LAMBORGHINI CENTENARIO ROADSTER 2017
O Centenário é outro modelo que, com suas linhas esportivas e muito exuberantes, poderia facilmente ser o carro de algum super herói dos cinemas.
RENAULT AVANTIME 2002
O Avantime era um monovolume de duas portas, com janelas sem pilares e um visual pra lá de futurista.
RINSPEED SENSO CONCEPT 2005
Os conceitos da Rinspeed sempre supreendem pela originalidade. O Senso tem portas que abrem para cima e aquela cara de quem estaria num filme ambientado em 2067.
ROLLS-ROYCE SWEPTAIL 2017
O especialíssimo Sweptail só teve uma unidade produzida e, com essa traseira alongada, inspirada nos barcos, poderia tranquilamente ser o carro de Lady Penelope, dos Thunderbirds (lembram?). Só faltou a pintura cor de rosa.
AUDI R8 2007
O conceito do primeiro R8 até participou de verdade do filme "Eu, Robô", onde era conduzido pelo personagem de Will Smith. O modelo final não é muito diferente do conceito e mantém as linhas esportivas e modernas do modelo. A atual geração não mudou drasticamente o desenho original.
MCLAREN P1 2014
Com seu motor híbrido, muita potência e visual invocado, o P1 parece ter saído de um filme de ação. Todo pintado de preto como na foto, é ou não o carro do Batman?
TESLA MODEL X 2017
O monovolume elétrico da Tesla tem direito até a portas traseiras que se abrem para cima. Tudo bem com ar futurista típico de um filme ambientado em outro planeta.