Porsche
Vagner Aquino/Especial para o Estadão

Porsche lança versão perua do elétrico Taycan no Brasil por R$ 685 mil

Porsche Taycan 4 Cross Turismo tem 2 motores elétricos, tração integral e 476 cv; versão aventureira tem apelo familiar e porta-malas de 446 l

Por Vagner Aquino 03 de out, 2021 · 5m de leitura.

A versão perua do Porsche Taycan está no Brasil para ampliar as vendas do modelo, que é o carro elétrico mais emplacado do País em 2021. Com proposta familiar e porta-malas maior que o de muitos SUVs, o Taycan 4 Cross Turismo estava em pré-venda desde abril e começa a ser entregue aos donos a partir desta semana. O modelo tem preço de R$ 685 mil.

Os números de unidades vendidas e a expectativa de vendas, entretanto, não foram divulgados pela marca alemã. Mas o Taycan já teve 325 unidades entregues desde o começo do ano. E, dessa forma, é o carro elétrico mais vendido do Brasil neste ano, à frente de modelos bem mais acessíveis, como o Chevrolet Bolt e o Nissan Leaf.

Por ora, a versão perua do Taycan chega em uma versão de acabamento. O diferencial do modelo é o apelo familiar e o maior espaço no porta-malas. Com tampa mais larga, comporta até 446 litros. O espaço vai para 1.212 litros com o banco traseiro rebatido.

Por falar em espaço, a cabeça dos ocupantes conta com 4,5 cm a mais que o Taycan – os bancos são posicionados mais para o fundo, com o rearranjo das baterias, que ficam no assoalho.

Porsche
Vagner Aquino/Jornal do Carro

Porsche aventureiro

Outro grande diferencial é o estilo aventureiro. Embora não seja destinado ao off-road, o Taycan 4 Cross Turismo tem aspecto mais parrudo em comparação com o sedã. Os arcos das rodas, por exemplo, são cobertos com plástico preto, há saias e molduras que simulam estribos nas laterais, além de um sutil rack de teto. Os acessórios deixam o visual robusto.

Por meio de pacote opcional off-road, é possível, então, elevar a altura livre do solo em 3 centímetros. Para completar o pacote, tem bússola no painel, tração integral, bem como suspensão a ar adaptável.

Dois motores e tração integral

No total, o Porsche Taycan 4 Cross Turismo tem tem dois motores elétricos (um em cada eixo, por isso, a tração é 4×4), que geram potência equivalente a 380 cv. Com o uso do Overboost, a potência sobe para 476 cv. O torque, por sua vez, é de 51 mkgf. Como em todo elétrico, esse torque máximo fica disponível ao se pisar no acelerador.


Porsche
Vagner Aquino/Jornal do Carro

Já o pacote de baterias é de 93,4 kWh, o que dá ao modelo até 456 km de autonomia a cada carga completa. A recarga pode durar entre 5 e 9 horas, dependendo da estação, informa a Porsche. No desempenho, a perua do Taycan vai de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos, bem como atinge velocidade máxima de 220 km/h (limitada eletronicamente).

Por fim, o modelo tem rodas de 21 polegadas calçadas com pneus 265/35 na frente, e 305/30 na traseira. A dimensões são 4,97 metros de comprimento, por 1,97 m de largura, 1,41 m de altura e 2,90 m de entre-eixos. Aliás, o preço já inclui o valor e a instalação do carregador residencial (Wallbox), que permite encher as baterias em casa.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Cep inválido
CPF/CNPJ inválido
Telefone inválido
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.