Você está lendo...
Porsche Mission X antecipa superesportivos da marca alemã
Notícias

Porsche Mission X antecipa superesportivos da marca alemã

Hipercarro lançado durante a celebração dos 75 anos da Porsche traz várias inovações; marca alemã não revelou dados do motor elétrico e das baterias

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

09 de jun, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Porsche
Modelo tem componentes aerodinâmicos de fibra de carbono e cor de pintura exclusiva chamada Rocket Metallic
Crédito:Porsche/Divulgação

Durante a comemoração dos 75 anos da fabricação de seu primeiro esportivo, a Porsche apresenta ao mundo o carro-conceito Mission X. A fabricante alemã informa que o modelo é uma espécie de “farol de tecnologia para o carro esportivo do futuro”. O protótipo é totalmente elétrico, tem relação de peso-potência de 1 cv/kg, mas não há confirmação sobre a produção em série. Afinal, o hipercarro serve como uma espécie de clínica para o desenvolvimento de superesportivos que virão no futuro próximo.



Com cerca de 4,5 metros de comprimento e 2 metros de largura, o Mission X é relativamente compacto. Tem distância entre os eixos de 2,73 m. Assim, são dimensões parecidas com as dos irmãos Carrera GT e 918 Spyder. Falando em aerodinâmica, o carro-conceito tem pneus de tamanho misto, com rodas de 20 polegadas na frente e 21″ atrás. Nelas, pás aerodinâmicas quase transparentes ficam projetadas como turbinas para melhor os resfriamento dos freios. A carroceria tem menos de 1,2 m de altura.

Em relação ao desenho, a princípio, as linhas musculosas não poderiam faltar. O acabamento de fibra de carbono, todavia, está abaixo da linha da cintura. Com apenas dois lugares, o carro tem uma cúpula de vidro leve com um exoesqueleto feito de plástico reforçado com fibra de carbono.

Publicidade


Porsche
Portas se abrem para cima e carroceria tem apenas 1,2 m de altura; Fotos: Porsche

Portas se abrem para cima

As portas se abrem ao estilo tesoura, como nos carros de competição da 24 horas de Le Mans. Assim, fazem homenagem ao icônico 917. Os faróis têm posicionamento vertical e, portanto, rememoram os antepassados 906 e 908. Atrás, as lanternas com LEDs atravessam a carroceria de uma ponta a outra e são bem finas. Com isso, dão continuidade ao logotipo flutuante e iluminado da Porsche.

Por fim, há câmeras em vez de espelhos retrovisores externos, como no SUV elétrico Audi e-tron. O logotipo da marca, de acordo com a Porsche, foi modernizado especialmente para o Mission X.


Porsche
Atrás, rodas de liga são de 21″ e lanternas com luzes de LEDs ligam a carroceria de uma ponta à outra

Na cabine, há mostradores analógicos e digitais. Bem como relógios projetados para uso em pista. Os componentes podem exibir tempo de volta ou outros detalhes que remetem às corridas. No entanto, o carro tem dois assentos, de cores diferentes. A estrutura é de fibra de carbono e os cintos de segurança, de seis pontos, remetem aos de carros de competição.

Porsche/Divulgação

Potência do motor e tamanho da bateria (instalada na posição central, atrás dos bancos), contudo, não foram reveladas. Especula-se que o Mission X teria baterias de alto desempenho, de íons de lítio e ânodos de silício, em vez de grafite. Tudo, em síntese, visa melhorar a capacidade de carregamento rápido. Assim, o Mission X visa superar o Mercedes-AMG One, que cravou 6m30s705s em Nürburgring, tornando-se o carro de produção mais rápido do mundo no mítico circuito alemão.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.