Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

09/06/2023 - 5 minutos de leitura.

Porsche Mission X antecipa superesportivos da marca alemã

Hipercarro lançado durante a celebração dos 75 anos da Porsche traz várias inovações; marca alemã não revelou dados do motor elétrico e das baterias

Modelo tem componentes aerodinâmicos de fibra de carbono e cor de pintura exclusiva chamada Rocket Metallic Crédito: Porsche/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Durante a comemoração dos 75 anos da fabricação de seu primeiro esportivo, a Porsche apresenta ao mundo o carro-conceito Mission X. A fabricante alemã informa que o modelo é uma espécie de “farol de tecnologia para o carro esportivo do futuro”. O protótipo é totalmente elétrico, tem relação de peso-potência de 1 cv/kg, mas não há confirmação sobre a produção em série. Afinal, o hipercarro serve como uma espécie de clínica para o desenvolvimento de superesportivos que virão no futuro próximo.


Leia Mais


Com cerca de 4,5 metros de comprimento e 2 metros de largura, o Mission X é relativamente compacto. Tem distância entre os eixos de 2,73 m. Assim, são dimensões parecidas com as dos irmãos Carrera GT e 918 Spyder. Falando em aerodinâmica, o carro-conceito tem pneus de tamanho misto, com rodas de 20 polegadas na frente e 21″ atrás. Nelas, pás aerodinâmicas quase transparentes ficam projetadas como turbinas para melhor os resfriamento dos freios. A carroceria tem menos de 1,2 m de altura.

Em relação ao desenho, a princípio, as linhas musculosas não poderiam faltar. O acabamento de fibra de carbono, todavia, está abaixo da linha da cintura. Com apenas dois lugares, o carro tem uma cúpula de vidro leve com um exoesqueleto feito de plástico reforçado com fibra de carbono.

Continua depois do anúncio

Portas se abrem para cima e carroceria tem apenas 1,2 m de altura; Fotos: Porsche

Portas se abrem para cima

As portas se abrem ao estilo tesoura, como nos carros de competição da 24 horas de Le Mans. Assim, fazem homenagem ao icônico 917. Os faróis têm posicionamento vertical e, portanto, rememoram os antepassados 906 e 908. Atrás, as lanternas com LEDs atravessam a carroceria de uma ponta a outra e são bem finas. Com isso, dão continuidade ao logotipo flutuante e iluminado da Porsche.

Por fim, há câmeras em vez de espelhos retrovisores externos, como no SUV elétrico Audi e-tron. O logotipo da marca, de acordo com a Porsche, foi modernizado especialmente para o Mission X.


Atrás, rodas de liga são de 21″ e lanternas com luzes de LEDs ligam a carroceria de uma ponta à outra

Na cabine, há mostradores analógicos e digitais. Bem como relógios projetados para uso em pista. Os componentes podem exibir tempo de volta ou outros detalhes que remetem às corridas. No entanto, o carro tem dois assentos, de cores diferentes. A estrutura é de fibra de carbono e os cintos de segurança, de seis pontos, remetem aos de carros de competição.

Porsche/Divulgação

Potência do motor e tamanho da bateria (instalada na posição central, atrás dos bancos), contudo, não foram reveladas. Especula-se que o Mission X teria baterias de alto desempenho, de íons de lítio e ânodos de silício, em vez de grafite. Tudo, em síntese, visa melhorar a capacidade de carregamento rápido. Assim, o Mission X visa superar o Mercedes-AMG One, que cravou 6m30s705s em Nürburgring, tornando-se o carro de produção mais rápido do mundo no mítico circuito alemão.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

Kia EV6 muda de visual por fora e por dentro

Notícias

Chevrolet S10 2025 ganha potência e tecnologias inéditas; veja preço e impressões

Notícias

Blindadoras e IQA criam selo de qualidade contra blindagem ‘pirata’

Avaliação

Kia Niro tem visual futurista, bom acabamento e preço competitivo

OFERTAS 0KM
Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0%

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

De R$ 140.090,00 por R$ 124.990,00 (COM USADO NA TROCA)

Hyundai Creta Comfort Plus

HB20 COMFORT PLUS 1.0 MT por R$75.990,00 com usado na troca

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 MT

A partir de R$ 164.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

A partir de R$ 75.990 (à vista) com seu usado na troca.

Hyundai New HB20 Comfort Plus

A partir de R$ 239.990,00 Taxa 0,98 com 60% de entrada em 24x

Caoa Chery Tiggo 8 PRO PHEV

VER TODAS AS OFERTAS