Você está lendo...
Porsche mostra 15 protótipos nunca revelados
Notícias

Porsche mostra 15 protótipos nunca revelados

Veículos foram criados entre 2005 e 2019 pelo estúdio de design da marca alemã e mantidos em segredo até hoje; Porsche conta os detalhes em livro

Diogo de Oliveira, special para o Estado

14 de nov, 2020 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

O Vision Spyder de 2019 é um dos protótipos mais recentes revelados pelo livro da Porsche
Crédito:Foto: Porsche/Divulgação

A Porsche manteve os 15 protótipos em segredo desde 2005. Contudo, agora os carros são protagonistas do livroPorsche Unseen” (ou “Porsche Não Visto” em tradução livre).

O livro tem 328 páginas. Há informações sobre estudos inéditos criados pelo centro de design da empresa. Há carros feitos entre 2005 e 2019.

O livro foi editado pela Delius Klasing e os textos são em alemão e inglês. A editora alemã é especializada em publicações da área esportiva. Nesse sentido, também tem produtos sobre automóveis, como é o caso do novo livro.

Publicidade


O novo livro traz um panorama do processo criativo do time de design da Porsche. Também mostra os modelos divididos por áreas, como “Desenvolvimentos”, “Pequenos Rebeldes”, Hipercarros” e “O que vem à frente?”.

Um dos protótipos mais legais nós apresentamos aqui no Jornal do Carro: a surpreendente van elétrica Vision Renndienst.

Kombi da Porsche

O projeto foi feito em 2018 com inspiração na icônica Volkswagen Kombi. Porém, o carro da marca de Stuttgart é uma versão modificada. Afinal, o objetivo era servir de veículo de serviço nas pistas, em provas de automobilismo.


Porsche 904 Living Legend (Foto: Porsche/Divulgação)

Entre os esportivos, um dos destaques é o charmoso 904 Living Legend. Ao mesmo tempo em que é moderno, o carro foi criado para homenagear o Porsche 904, ao passo que o pequeno cupê é de 2013.

O carro de corrida, por sua vez, foi feito de 1964 a 1965. A versão moderna, porém, adiciona uma personalidade própria à carroceria. Conforme alguns detalhes da carroceria revelam.


Carro com motor de moto

Um dos pontos altos do 904 Living Legend é o teto arqueado. Nesse sentido, a linha só começa a cair de forma acentuada a partir do para-brisa.

Contudo, o chassi de fibra de carbono veio do Volkswagen XL1. O híbrido plug-in é capaz de rodar até 50 km com apenas 1 litro de gasolina.

A mecânica do protótipo da Porsche inclui motor de moto esportiva. Trata-se do 1.2 de dois cilindros da Ducati 1199 Superleggera. Como resultado, há boa oferta de potência e peso baixo.


A marca italiana pertence ao Grupo Volkswagen. Assim como a Audi e a Lamborghini, entre várias outras.

Porsche 919 Street é a versão de rua do protótipo que corre as 24 Horas de Le Mans

Projeto de 2019, o Vision Spyder é outro protótipo que remete a modelos do passado da marca alemã. Por exemplo, o desenho remete ao do 550-1500 RS Spyder de 1954. Da mesma forma que o Pégasus vermelho da Mobil Oil, patrocinadora do modelo original.

Ainda assim, o modelo traz elementos apontando para o futuro. Como um estiloso santantônio na parte traseira.


Porsche 911 Vision Safari é um tributo de 2012 ao carro de corrida 911 SC Safari de 1978


Várias Porsche em um único estúdio

A globalização fez com que muitas montadoras abrissem estúdios de design em diferentes partes do mundo. Por outro lado, a estratégia da marca que ganhou fama com o 911 seguiu um caminho diferente.

Os designers trabalham no centro de desenvolvimento em Weissach, na Alemanha. Ademais, há até uma pista de testes no local.


“Weissach é nosso epicentro. Mais de 120 designers, especialistas em interior, exterior, cores e materiais, construtores de modelos, modeladores e engenheiros de projetos trabalham no Porsche Design Studio”, conta o designer-chefe da montadora, Michael Mauer.

O livro “Porsche Unseen” já está à venda na Alemanha. Bem como na loja do Porsche Museum, em Stuttgart. Stefan Bogner assina as fotos e Jan Karl Baedeker, os textos.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se


Deixe sua opinião