Ao que tudo indica, a Porsche não deverá produzir carros para sempre. A empresa não vai demorar a ter que procurar outros ramos mais lucrativos que sustentem o futuro da companhia. Mobilidade compartilhada até é uma das opções, mas não traz lucros suficientes para manter a Porsche em atividade.
As declarações são de Lutz Meschke, chefão financeiro da marca, em entrevista à revista inglesa Autocar. Segundo o executivo, a marca deverá investir em tecnologia para resolver problemas de tráfego em grandes cidades no futuro. “Temos que pensar em investimentos em outras marcas ou em soluções de tráfego. Apenas falar sobre a Porsche na mobilidade do futuro não é suficiente. Precisamos pensar em investimentos, start-ups e rentabilidade em outros negócios”, afirmou o executivo.
Mudanças de paradigmas
Não é de hoje que a Porsche vem se movimentando para um futuro diferente do que conhecemos hoje da marca. Em 2018 o CEO da marca para os Estados Unidos, Klaus Zellmer, afirmou que a fabricante vai manter volante, pedais e câmbios manuais para sempre. O que sugeriu que o programa de autônomos e compartilhamento de veículos pudesse ser lançado sob uma nova marca.
A marca já tem nos Estados Unidos um programa de “carro por assinatura”, visto como um “bom começo” para o futuro da Porsche. É um indicativo de uma das direções que a marca pode tomar no futuro.