Quando alguém é rico, o mundo funciona como um generoso gênio da lâmpada, que concede mais do que três desejos. Como alguns fãs de Porsche queriam modelos capazes de levar a família, a marca não titubeou e criou, em 2009, o Panamera, que acaba de chegar à segunda geração – a estreia no Brasil será no fim do ano, logo após sua apresentação no Salão do Automóvel, em novembro.
O modelo foi remodelado, cunhando as formas do também novo 911. A traseira, por exemplo, ficou bem interessante, com as lanternas ligadas por um feixe de LEDs que passa abaixo do aerofólio.
Na frente, os faróis estão mais largos e com dois pares de LEDs que circulam o facho principal. Os vincos do capô estão mais pronunciados. Não dá mais para torcer o nariz para o visual do carro.
A Porsche investiu 500 milhões de euros na fábrica de Leipzig, na Alemanha, para produzir o novo carro. Ele será montado apenas nessa planta, junto com o Cayenne e o Macan.
Entre os destaques do novo Panamera estão a plataforma e carroceria de alumínio e o quadro de instrumentos, que presta tributo ao do 356 A, de 1955.
Também chama a atenção, no painel central, o grande monitor de 12,9 polegadas, que é sensível ao toque. Por meio dele, é feito o comando de quase todas as funções do carro. Isso permitiu redução no número de botões na cabine. O sistema é baseado em smartphones.
Três novos motores biturbo com injeção direta de combustível foram incluídos na gama, com promessa de 16% de redução no consumo de combustível – na comparação com os propulsores anteriores. A gasolina, o 2.9 V6 gera 440 cv e o 4.0 V8 tem 550 cv (pode levar o carro de 0 a 100 km/h em até 3,6 segundos). O turbodiesel entrega 422 cv de potência. A tração pode ser integral e o câmbio é automatizado de dupla embreagem e oito marchas.
A boa dirigibilidade é garantida por uma série de sistemas eletrônicos. Entre os principais estão suspensão ativa a ar com três estágios e controles de chassi, de vetorização do torque, de esterçamento das rodas traseiras, de tração e de estabilidade. Entre os opcionais, há câmera de visão noturna.
VIAGEM A CONVITE DA PORSCHE
14/31
Porsche Panamera 2017
A segunda geração do Porsche Panamera chega ao País no final do ano, durante o Salão do Automóvel, em novembro. Há três novos motores, o 2.9 V6 de 440 cv, o V8 4.0 de 550 cv e o turbodiesel V8 4.0 de 422 cv, sempre com tração integral e câmbio automatizado de oito marchas
15/31
Porsche Panamera 2017
A segunda geração do Porsche Panamera chega ao País no final do ano, durante o Salão do Automóvel, em novembro. Há três novos motores, o 2.9 V6 de 440 cv, o V8 4.0 de 550 cv e o turbodiesel V8 4.0 de 422 cv, sempre com tração integral e câmbio automatizado de oito marchas
16/31
Porsche Panamera 2017
A segunda geração do Porsche Panamera chega ao País no final do ano, durante o Salão do Automóvel, em novembro. Há três novos motores, o 2.9 V6 de 440 cv, o V8 4.0 de 550 cv e o turbodiesel V8 4.0 de 422 cv, sempre com tração integral e câmbio automatizado de oito marchas
17/31
Porsche Panamera 2017
A segunda geração do Porsche Panamera chega ao País no final do ano, durante o Salão do Automóvel, em novembro. Há três novos motores, o 2.9 V6 de 440 cv, o V8 4.0 de 550 cv e o turbodiesel V8 4.0 de 422 cv, sempre com tração integral e câmbio automatizado de oito marchas
18/31
Porsche Panamera 2017
A segunda geração do Porsche Panamera chega ao País no final do ano, durante o Salão do Automóvel, em novembro. Há três novos motores, o 2.9 V6 de 440 cv, o V8 4.0 de 550 cv e o turbodiesel V8 4.0 de 422 cv, sempre com tração integral e câmbio automatizado de oito marchas
19/31
Porsche Panamera 2017
A segunda geração do Porsche Panamera chega ao País no final do ano, durante o Salão do Automóvel, em novembro. Há três novos motores, o 2.9 V6 de 440 cv, o V8 4.0 de 550 cv e o turbodiesel V8 4.0 de 422 cv, sempre com tração integral e câmbio automatizado de oito marchas
20/31
Porsche Panamera 2017
A segunda geração do Porsche Panamera chega ao País no final do ano, durante o Salão do Automóvel, em novembro. Há três novos motores, o 2.9 V6 de 440 cv, o V8 4.0 de 550 cv e o turbodiesel V8 4.0 de 422 cv, sempre com tração integral e câmbio automatizado de oito marchas
21/31
Porsche Panamera 2017
A segunda geração do Porsche Panamera chega ao País no final do ano, durante o Salão do Automóvel, em novembro. Há três novos motores, o 2.9 V6 de 440 cv, o V8 4.0 de 550 cv e o turbodiesel V8 4.0 de 422 cv, sempre com tração integral e câmbio automatizado de oito marchas
22/31
Porsche Panamera 2017
A segunda geração do Porsche Panamera chega ao País no final do ano, durante o Salão do Automóvel, em novembro. Há três novos motores, o 2.9 V6 de 440 cv, o V8 4.0 de 550 cv e o turbodiesel V8 4.0 de 422 cv, sempre com tração integral e câmbio automatizado de oito marchas
23/31
Porsche Panamera 2017
A segunda geração do Porsche Panamera chega ao País no final do ano, durante o Salão do Automóvel, em novembro. Há três novos motores, o 2.9 V6 de 440 cv, o V8 4.0 de 550 cv e o turbodiesel V8 4.0 de 422 cv, sempre com tração integral e câmbio automatizado de oito marchas
24/31
Porsche Panamera 2017
A segunda geração do Porsche Panamera chega ao País no final do ano, durante o Salão do Automóvel, em novembro. Há três novos motores, o 2.9 V6 de 440 cv, o V8 4.0 de 550 cv e o turbodiesel V8 4.0 de 422 cv, sempre com tração integral e câmbio automatizado de oito marchas
25/31
Porsche Panamera 2017
A segunda geração do Porsche Panamera chega ao País no final do ano, durante o Salão do Automóvel, em novembro. Há três novos motores, o 2.9 V6 de 440 cv, o V8 4.0 de 550 cv e o turbodiesel V8 4.0 de 422 cv, sempre com tração integral e câmbio automatizado de oito marchas
26/31
Porsche Panamera 2017
A segunda geração do Porsche Panamera chega ao País no final do ano, durante o Salão do Automóvel, em novembro. Há três novos motores, o 2.9 V6 de 440 cv, o V8 4.0 de 550 cv e o turbodiesel V8 4.0 de 422 cv, sempre com tração integral e câmbio automatizado de oito marchas
27/31
Porsche Panamera 2017
A segunda geração do Porsche Panamera chega ao País no final do ano, durante o Salão do Automóvel, em novembro. Há três novos motores, o 2.9 V6 de 440 cv, o V8 4.0 de 550 cv e o turbodiesel V8 4.0 de 422 cv, sempre com tração integral e câmbio automatizado de oito marchas
28/31
Porsche Panamera 2017
A segunda geração do Porsche Panamera chega ao País no final do ano, durante o Salão do Automóvel, em novembro. Há três novos motores, o 2.9 V6 de 440 cv, o V8 4.0 de 550 cv e o turbodiesel V8 4.0 de 422 cv, sempre com tração integral e câmbio automatizado de oito marchas
29/31
Porsche Panamera 2017
A segunda geração do Porsche Panamera chega ao País no final do ano, durante o Salão do Automóvel, em novembro. Há três novos motores, o 2.9 V6 de 440 cv, o V8 4.0 de 550 cv e o turbodiesel V8 4.0 de 422 cv, sempre com tração integral e câmbio automatizado de oito marchas
30/31
Porsche Panamera 2017
A segunda geração do Porsche Panamera chega ao País no final do ano, durante o Salão do Automóvel, em novembro. Há três novos motores, o 2.9 V6 de 440 cv, o V8 4.0 de 550 cv e o turbodiesel V8 4.0 de 422 cv, sempre com tração integral e câmbio automatizado de oito marchas
31/31
Porsche Panamera 2017
A segunda geração do Porsche Panamera chega ao País no final do ano, durante o Salão do Automóvel, em novembro. Há três novos motores, o 2.9 V6 de 440 cv, o V8 4.0 de 550 cv e o turbodiesel V8 4.0 de 422 cv, sempre com tração integral e câmbio automatizado de oito marchas