No início, a vida do Porsche Panamera não foi fácil. Para começo de conversa, ele era um Porsche mas não era o 911. E isso já era motivo para críticas. Além disso, tinha um estilo, digamos, polêmico, na traseira. Mas, em dez anos, o Panamera superou a antipatia inicial. O sedã evoluiu e afastou críticas. Em uma década de produção, o modelo já contabiliza mais de 235 mil unidades espalhadas pelo mundo.
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A primeira aparição oficial do Panamera foi em 19 de abril de 2009. O modelo foi revelado no 94º andar do World Financial Center, em Xangai, na China. Como se não bastasse estar a 400 metros do solo, o Panamera foi posicionado em pé em um elevador de carga.
Sonho de um Porsche de quatro lugares é antigo
Nos anos 50 a Porsche já acalentava o desejo de desenvolver um modelo maior. Assim, a engenharia fez uma versão de quatro lugares baseada no 356. O Type 530 tinha distância entre eixos maior, assim como teto mais alto na traseira.
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Depois dele, a montadora alemã fez também um protótipo de quatro portas baseado no 911. Além disso, na década de 80, surgiram versões alongadas do 928. Em 1988, a Porsche apresentou o Type 989. Era um cupê de quatro portas com motor V8 dianteiro. Como as experiências anteriores, o 989 também não passou da fase de protótipo.
Panamera começa a tomar forma
Na virada do milênio, a Porsche estudou o mercado e a concorrência, e decidiu que era o momento de retomar mais seriamente o projeto de um sedã de quatro portas. De acordo com as premissas estabelecidas, o modelo deveria ter não apenas bom espaço, mas oferecer ótima dirigibilidade e aparência de Porsche.
O objetivo era construir um carro esportivo de quatro lugares com teto inclinado, um grande porta-malas e hatchback. Ou seja, a tampa do compartimento de bagagens deveria dar acesso à cabine. Durante o processo, surgiram três protótipos: Mirage, Meteor e Phantom. O modelo que viria a ser produzido trouxe muitos elementos visuais do Mirage. O nome, Panamera, foi inspirado na corrida de longa duração mexicana conhecida como “Carrera Panamericana”.
Nasce o Panamera
O primeiro Panamera, conhecido internamente como G1, trouxe várias inovações. Foi o caso do sistema start-stop e da suspensão pneumática, oferecida na versão de topo, Panamera Turbo.
A gama de potência oferecida pelo modelo variou de 250 a 550 cv, com propulsão a gasolina, diesel e híbrida. Inicialmente, na Europa, os motores V6 e V8 aspirados eram oferecidos com transmissão manual de seis marchas. Mas a opção da transmissão PDK de dupla embreagem e sete velocidades não demorou a ganhar a preferência dos clientes.
Para a China, a Porsche lançou em 2013 a versão Executive, com distância entre eixos alongada.
Segunda geração chegou em 2016
O Panamera de segunda geração (G2) fez sua estreia mundial no dia 28 de junho de 2016. E, logo no ano seguinte, trouxe como uma das novidades a carroceria batizada de Sport Turismo, espécie de perua esportiva.
Entre as inovações, o modelo trouxe quadro de instrumentos virtual, suspensão a ar de três câmaras e eixo traseiro direcional. O espectro de potência começava em 330 cv. Hoje, o modelo topo de linha é um híbrido plug-in com 680 cv. No ano passado, 67% de todos os modelos Panamera vendidos na Europa tinham propulsão híbrida.