porsche
Foto: Lamborghini/Divulgação

Porsche poderá assumir controle da Lamborghini

Fabricante italiana hoje é comandada pela Audi dentro do Grupo Volkswagen; mudança vai unificar processos produtivos de esportivos de Porsche e Lamborghini

Por Redação 10 de set, 2018 · 3m de leitura.

A Volkswagen deverá passar o controle da Lamborghini da Audi para a Porsche. A gigante alemã quer otimizar os processos produtivos das fabricantes de esportivos. Para tanto, vai fazer com que Lambo e Porsche compartilhem o máximo de tecnologia possível. A mudança de comando deverá ocorrer até janeiro de 2019.

+ Conheça o perfil do Jornal do Carro no Instagram

No entanto, os produtos comuns das duas marcas deverão demorar para aparecer. Isso ocorrerá porque a próxima novidade da Lamborghini, o substituto do Aventador, já está em estágio avançado de desenvolvimento. Portanto, mudar o projeto agora sairia ainda mais caro e a VW não tem opção a não ser deixar que os italianos terminem o carro com influência limitada da Porsche.


O novo Aventador deverá ser mostrado em 2022 com dois motores elétricos no eixo dianteiro e um acoplado ao câmbio de dupla embreagem. O V12 continuará sendo usado, mas manterá a aspiração natural (sem turbos) e será ajudado pelos motores elétricos.

Novo Huracán

As maiores novidades deverão vir na nova geração do Huracán. Se a Porsche de fato detiver o controle da Lamborghini já no início de 2019, terá tempo hábil para mudar o novo esportivo de entrada da marca italiana. Até então, o futuro Huracán seria desenvolvido sobre a mesma arquitetura do sucessor do Aventador. Embora isso ainda possa ocorrer, Audi, Porsche e Lamborghini poderão criar uma nova plataforma de alumínio para uso em esportivos de todas as marcas do grupo Volkswagen.